por

Proposta de valor: como apresentar e atender as expectativas do cliente

Apesar de ser tão importante para o sucesso do seu negócio, muitos empreendedores ainda não sabem o real conceito de uma boa proposta de valor e nem qual a sua importância dentro de um empreendimento.

Trata-se do primeiro elemento a ser observado pelos leads e pelos seus clientes. É ela que determina, por exemplo, se o consumidor vai se interessar por ler e entender mais sobre o assunto ou se ele somente vai sair do seu e-commerce.

O objetivo deste texto é falar da importância que a proposta de valor pode exercer dentro de seu negócio. Vamos, também, apontar elementos que uma boa estratégia deve conter para atender às expectativas dos clientes.

Gostou do tema? Então, continue a leitura!

O que é uma proposta de valor?

Uma proposta de valor é constituída tendo como base a identificação do alicerce da marca, indicando a forma que ela deve ser observada no mercado. É também uma promessa do valor que a sua entidade irá entregar ao cliente, ou seja, é o principal indicativo do por que o cliente deve comprar o seu serviço ou produto e não o de seus concorrentes.

De modo simples, ela mostra como o seu serviço ou produto pode solucionar ou melhorar a situação dos problemas de seus clientes, oferecendo relevância. Ela deve apresentar, de forma quantificada, os benefícios que seus produtos e serviços podem gerar para os usuários; indicar diferenças, mostrando que seu produto é único.

Esse conceito está ligado diretamente ao setor de marketing, pois determina se o negócio que você oferece — seja ele um produto, um serviço ou uma informação — necessariamente tem valor para seu cliente.

Ela também é uma parte importante do Canvas ou Business Model Canvas, um planejamento de estratégias em que você esboça, projeta e desenvolve modelos de negócio.

A proposta de valor deve esclarecer por que seu cliente deve adquirir aquele item dentro do seu e-commerce e não no do seu concorrente. Por fim; deve mostrar, de forma clara, os benefícios da utilização dos seus produtos e serviços.

O empreendedor precisa saber que a proposta de valor é algo que os clientes ou leads devem entender imediatamente e facilmente.

Qual a importância da proposta de valor para o meu negócio?

Proposta de Valor

Como já foi dito, apesar de ser bastante importante, a maior parte dos empreendedores e empresas, de grande ou de pequeno porte, acabam ignorando a criação de uma boa proposta de valor. Isso é um grande erro.

Ter uma definição é fundamental para qualquer marca, pois por meio delas as empresas podem criar suas ações e divulgações para se posicionar no mercado, visando o público-alvo e tendo diferencial diante dos seus concorrentes.

A proposta de valor pode ter um papel fundamental quando falamos da questão social da empresa. A maneira com que ela se posiciona no mercado e com que ela divulga os seus ideais faz com que a empresa ou negócio conquiste mais clientes, principalmente sendo ele formado por pessoas que têm o mesmo modelo de pensamento e que podem vir a se tornar clientes fieis à marca.

Além de conseguir novos consumidores e ter um aumento significativo nos lucros, ao criar uma proposta de valor, a empresa pode promover a melhoria interna das operações.

Essa estratégia pode fazer com que as chances de erros do empreendimento sejam menores, diminuindo os prejuízos. Isso porque todo o planejamento e organização da empresa estão estruturados com base nos principais ideais da empresa, com informações mais seguras quanto ao setor de atuação e as necessidades dos clientes.

Como criar uma boa proposta de valor?

Agora, vamos listar alguns elementos que são essenciais para que sua empresa tenha uma boa proposta de valor. Ela deve ser desenvolvida com bastante cuidado, tendo como base as características do empreendimento, como ele deseja ser visto pelo mercado e de acordo com seus produtos e serviços.

Ter fácil compreensão

É muito importante que sua proposta de valor seja de fácil compreensão. Para isso, deve oferecer uma leitura simples, chamativa e fluida. É importante saber como apresentar o seu serviço ou produto. Por ser o primeiro contato de um lead ou cliente com sua empresa, é fundamental que sua proposta seja atrativa.

Falar a linguagem do público

Procure conversar com seu atual público, saber o que os motiva a continuar sendo seus clientes. Isso pode ser um diferencial na hora de identificar qual linguagem você deve utilizar para se comunicar com as pessoas e desenvolver sua proposta de valor. Além disso, você conseguirá identificar melhorias que podem ser realizadas, tanto nos serviços quanto nos produtos e claro, na sua proposta de valor.

Ter título adequado

Procure colocar em sua proposta de valor um título que realmente seja relevante com o setor de atuação da sua empresa, do seu produto ou do seu serviço. Consequentemente você atrairá um público que realmente está interessado no que o seu negócio oferece.

Apresentar recursos visuais atraentes

Uma imagem chamativa pode ser importante para fazer com que a pessoa decida ler sobre seu negócio do início ao fim. Sendo assim, por meio de uma imagem, você acaba atraindo a pessoa para o seu negócio.

Investigar seus principais concorrentes

Conversar com seus clientes pode ajudar a esclarecer qual a linguagem que você deve usar para a empresa, além de encontrar quais são seus concorrentes diretos. Com essas informações em mãos, você pode identificar em que pode melhorar seu negócio para ter um diferencial frente a eles.

Determinar o principal benefício gerado pelo seu produto

Agora que você já conhece melhor seus clientes, seus leads e seus concorrentes está na hora de mostrar seu posicionamento diante do mercado. Apresentar o diferencial do seu produto, os seus benefícios, as vantagens que seus clientes podem ter ao utilizar seu serviço.

Afinal, é válido investir em uma boa proposta de valor?

Uma boa proposta de valor pode ser o diferencial para alavancar seu negócio, sua empresa, seu empreendimento ou projeto. Ela mostra ao público os ideais do seu negócio e as vantagens que você pode proporcionar ao cliente ao utilizar seu serviço.

Então, procure não desprezar essa etapa dentro. Atente-se a todos os detalhes, principalmente nos seus clientes. Consequentemente, terá sucesso no seu empreendimento.

Gostou do nosso post? Então, que tal continuar sua visita em nosso site e saber a importância do relacionamento interpessoal para um consultor? Confira!


Also published on Medium.