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Posicionamento de mercado: lidando com a banalização da consultoria

A consultoria ganha cada vez mais espaço no mercado. Ela é uma ótima ferramenta para melhorar o serviço prestado e agregar valor aos produtos oferecidos aos consumidores. Assim, é possível aproveitar as oportunidades e fazer uso de novas tecnologias e práticas empresariais.

Infelizmente, ainda existem profissionais que não têm ética profissional e acabam banalizando a função. Com práticas erradas e procedimentos equivocados, eles mais atrapalham do que ajudam seus parceiros de trabalho.

O posicionamento de mercado pode ser uma solução para se diferenciar e deve ser levado muito a sério por quem deseja fidelizar mais clientes.

Neste post, vamos falar como você pode se posicionar no mercado e conquistar bons resultados em suas consultorias. Confira!

Posicionamento de mercado

Entenda a situação atual do mercado

As empresas buscam novas metodologias e abordagens para aperfeiçoar seus produtos e serviços. A atuação de um consultor de gestão é fundamental para melhorar o funcionamento dos processos, além de reduzir falhas e despesas.

Esse profissional é responsável pela análise crítica das questões relacionadas à sua especialidade. Ele deve contar com uma vasta experiência na área e utilizar suas vivências passadas para encontrar a melhor solução possível. Logo, é necessário entender todas as relações existentes na infraestrutura empresarial, a fim de encontrar as causas das dificuldades existentes.

Lamentavelmente, alguns especialistas aproveitam o atual momento da economia para enganar os clientes, com preços abaixo da média, eles apresentam propostas bem atraentes. Entretanto, com o passar do tempo, a prestação do serviço não condiz com o que foi planejado e os resultados não são positivos, fazendo com que a consultoria perca credibilidade e seja banalizada.

Como consequência disso, os profissionais competentes e que se empenham em suas rotinas de trabalho, perdem espaço e não são tão valorizados quanto deveriam. Essa situação é prejudicial para todo mundo e precisa ser mudada o quanto antes.

Um consultor de negócios que quer aproveitar as oportunidades que o mercado lhe oferece, deve utilizar o posicionamento de mercado para superar a banalização. Com ele é possível melhorar a imagem a qual seus clientes o enxergam e consigam atrair mais parceiros de trabalho. Abaixo, mostramos algumas dicas que vão ajudar você a aumentar a produtividade e mostrar melhores resultados.

Faça um bom marketing pessoal

marketing pessoal é o conjunto de estratégias que tem o objetivo de melhorar a imagem de um profissional no cenário em que ele atua. Nessa hora, a aparência não deve ser o único critério a ser levado em consideração. O networking e as atitudes comportamentais também são essenciais.

Para melhorar seu posicionamento de mercado, o marketing pessoal deve ser focado nos seguintes tópicos:

  • definição de um objetivo claro e de práticas e estratégias para alcançá-lo;
  • melhoria das habilidades de comunicação e de oratória;
  • qualificação constante para ficar antenado com as novidades;
  • trabalho em equipe;
  • bom relacionamento com parceiros e concorrentes;
  • resolução de problemas que agregam valores aos clientes;
  • não acomodação com os resultados obtidos e a busca constante por novas abordagens de trabalho.

Escute o feedback dos clientes

Um consultor que tem uma carreira de sucesso deve avaliar seu desempenho em todas as negociações e projetos que ele participa. Tomando essa atitude, ele encontra os pontos negativos e positivos que foram cruciais para a obtenção de resultados em seus trabalhos. Isso faz com que ele sempre aprimore suas soluções, melhorando seu posicionamento de mercado.

Feedback

Portanto, escute o que os clientes têm a dizer sobre os serviços que você já prestou. Por exemplo, se você implantou a Gestão Orçamentária da empresa, após concluir o objetivo, consulte todos os envolvidos para saber qual foi a opinião deles sobre o processo, como se sentiram, o que acham que poderia ser diferente, o que gostaram, quais foram os principais desafios.

Utilize esse feedback para melhorar a qualidade de seus resultados e vender novos projetos. Quando eles forem satisfatórios, faça questão de publicá-los em todas as plataformas em que você trabalha, como em redes sociais, blogs e canais de divulgação de vídeos.

Não se esqueça de continuar estudando, a fim de reciclar seus conhecimentos e manter-se atualizado com o que há de mais moderno e eficiente em suas soluções empresariais.

Crie autoridade

O mundo virtual é uma janela aberta para o conhecimento, qualquer empresa ou pessoa pode encontrar ajuda para os seus problemas com uma simples pesquisa na internet.

Saiba utilizar técnicas de SEO eficientes e produza conteúdos de muito valor para o mercado, sejam eles vídeos, textos para blogs ou e-books. Utilize uma linguagem compreensível por todos e aborde assuntos que são interessantes para seus clientes.

Encontre brechas e lacunas que ainda não estão ocupadas por seus concorrentes e as explore para mostrar o diferencial do seu serviço.

Use os resultados obtidos em sua carreira para impulsionar o engajamento de consumidores e seja o seu próprio case de sucesso.

Saiba usar tecnologias

Os avanços tecnológicos mudaram a forma como consultores e empresas se relacionam uns com os outros. Atualmente, é possível fazer uma reunião ou enviar uma proposta sem sair do seu escritório e em poucos segundos por meio da internet. O uso de novas tecnologias é uma atitude essencial para um profissional de sucesso e um software de gestão orçamentária é um de seus principais exemplos.

Ele é uma ferramenta que possibilita a criação de orçamentos descentralizados, facilitando o planejamento e o controle das atividades da empresa. Além disso, ele fornece gráficos e indicadores de desempenho de acordo com as necessidades em análise, aprimorando a projeção de cenários.

Ao propor soluções eficientes e alinhadas aos objetivos de seus consumidores, você tem mais segurança e autonomia para mostrar o retorno sobre investimento (ROI), conseguir engajamento das pessoas envolvidas no projeto e melhorar o posicionamento de mercado da consultoria. Por isso, antes de tomar qualquer atitude, faça uma pesquisa e encontre um software que simplifique a gestão orçamentária e que aumente a sua produtividade.

Como você pode perceber, a consultoria é uma ótima prática para melhorar a performance de qualquer tipo de negócio. Você deve ficar atento aos processos e as técnicas que darão destaque a você. Com a leitura do nosso post, você está pronto para melhorar o seu posicionamento de mercado e prestar um serviço de qualidade.

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

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