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Consultor: 7 dicas para aprimorar seu marketing pessoal

Muitos consultores são empreendedores, embora não hajam como tais. Eles são as próprias marcas, afinal, as empresas os conhecem pelos nomes que carregam — associando-os ao potencial e à expertise de cada um. Dessa maneira, para ser lembrado, você primeiro deve ser visto. Por isso, invista em marketing pessoal.

O consultor que investe em marketing pessoal tem um foco claro para o próprio desenvolvimento, enquanto se estabelece como autoridade no segmento em que atua. Sua imagem é trabalhada de forma que os outros consigam percebê-lo com mais valor. Isso é benéfico para o seu crescimento e fortalecimento da sua imagem no mercado.

Neste artigo, mostraremos por meio de 7 dicas como você pode aprimorar o seu marketing pessoal. Confira!

1. Comece a pensar em si mesmo como uma marca

O que você deseja que os seus clientes associem a você quando pensam no seu nome? Imagine-se como uma marca. Entenda o modo como você deseja que ela seja percebida, pois isso crie uma estratégia necessária para implementar as ações de marketing pessoal.

Ser a própria marca é um ponto positivo no atual momento em que vivemos, pois a autenticidade é essencial na era tecnológica. Uma marca pessoal forte pode gerar um retorno muito alto, principalmente se você assumir uma postura de liderança e autoridade entre os seus clientes. Lembre-se de que, como consultor, você detém o conhecimento. Portanto, inspire o seu público!

Para você entender melhor como o cérebro se relaciona diretamente com a mensagem que uma marca quer passar, me diga o que passa pela sua cabeça quando quando você lê essas marcas:

  • Bayer
  • Bombril
  • Brastemp
  • Doril
  • Tim

Com certeza você lembrou dos seus slogans, que é a mensagem que a marca quer passar:

  • Se é Bayer, é bom
  • Tem 1001 utilidades
  • Não tem comparação
  • Tomou Doril, a dor sumiu
  • Viver sem fronteiras

Viu como nós relacionamos? Então é importante que você perceba o modo como fala, se veste, argumenta e até apresenta as suas soluções para os prospects. Encontre meios para valorizar os seus pontos positivos, além de se esforçar para melhorar seus pontos fracos.

2. Reforce a sua presença online

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Já que você é uma marca, expanda a sua atuação pela web. Nas redes sociais, você tem duas opções: transformar os seus perfis pessoais em profissionais ou criar novos para produzir e compartilhar conteúdo sobre o seu trabalho como consultor. Independentemente da opção escolhida, tenha a noção de que o objetivo é transformar você em autoridade.

Crie um site para a sua consultoria. Contrate um bom fotógrafo para fazer a sua foto de perfil e descreva detalhadamente todos os benefícios que os seus clientes têm acesso quando trabalham com você. Aproveite para colher alguns depoimentos, de preferência daqueles clientes que você sabe que estão mais satisfeitos.

Coloque os depoimentos no seu site e tenha um bom material de divulgação para a sua marca, como cartão de visita, perfis corporativos nas redes sociais.

3. Aperfeiçoe-se constantemente

O aperfeiçoamento profissional é fundamental para aprimorar o seu marketing pessoal. Foi-se o tempo em que ter um diploma de graduação ou pós-graduação era visto pelo mercado como diferencial competitivo. O profissional que continua estudando e aprendendo novas técnicas consegue o seu lugar ao sol com mais facilidade.

Sendo assim, separe um tempo na sua agenda para fazer cursos de aprimoramento e capacitação. Aprenda novas habilidades e fique por dentro das novidades que acontecem na sua área de atuação. São elas que oferecem as soluções mais inovadoras para os problemas mais antigos. Seja um profissional atualizado!

Existem algumas certificações que podem agregar muito conhecimento para o Consultor, confira:

4. Invista em uma boa rede de relacionamentos

Nenhuma marca se isola das outras. Até as mais competitivas estabelecem o mínimo de relacionamento com as concorrentes. Por isso, invista em uma boa rede de relacionamentos. Inclua nela os seus clientes, prospects, fornecedores, parceiros e colegas de profissão — sim, os seus concorrentes.

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É saudável para o seu marketing pessoal estabelecer um relacionamento com quem atua no mesmo ramo. Vocês podem trocar experiências, dicas e até indicações de clientes. Alguns consultores de negócios são especializados em segmentos e nichos, portanto, podem indicar outro profissional para aquele cliente que ele não costuma ou não pode atender.

Isso também ocorre quando há a existência de contratos de exclusividade, o que é frequente quando uma empresa de um determinado segmento não deseja que o consultor atenda os seus concorrentes. Por que não indicar outro profissional? Hoje você ajuda e amanhã será ajudado. É assim que funciona o networking.

6. Associe-se às marcas fortes

Muito da sua imagem profissional será relacionada às marcas com as quais trabalha. Por isso, é fundamental que elas sejam fortes. É compreensível que você atenda clientes de todos os portes, mas saiba que até os menores podem ser extremamente significativos para o seu marketing pessoal. Se eles apresentam bons resultados, o destaque também é seu!

Os clientes que vêm apresentando resultados abaixo do esperado merecem uma atenção maior, pois você deve fazer parte da guinada deles rumo ao sucesso. Quando eles atingem o auge, você também chega ao patamar onde passa a ser notado pelo mercado com mais frequência. Afinal, todos querem saber mais sobre o trabalho realizado nessa ascensão.

Isso significa que você deve se preocupar com os seus clientes tanto quanto se preocupa com a própria imagem, pois um reflete no outro. Cerque-se dos melhores parceiros e fortaleça a sua imagem de consultor junto ao mercado.

7. Reinvente-se sempre que for possível

O mundo passa por transformações constantes. O que hoje é padrão, amanhã pode parecer obsoleto. Por esse motivo, você deve se reinventar sempre que for possível — não apenas quando é necessário. É o caso da gestão orçamentária dos seus clientes.

Se você ainda não evoluiu nos seus processos, saiba que ainda há tempo! Existe uma solução completa para o planejamento e controladoria.

Em formato de software, é possível lidar com orçamentos descentralizados com mais rapidez, fazer projeções, simulações e cenários, estabelecer comparativos, agilizar relatórios e análises gerenciais, criar gráficos e parametrizar tudo por meio de indicadores de desempenho.

A tecnologia melhora inclusive o seu trabalho como consultor. O modo como você atende os seus clientes e faz a gestão orçamentária deles também diz muito sobre a sua imagem. Investir em ferramentas de ponta contribui para solidificar sua imagem no mercado. Você deseja ser conhecido como inovador ou obsoleto? Reflita sobre isso!

Faça marketing pessoal e consiga mais clientes

Você notou o quanto é essencial investir no marketing pessoal para ganhar autoridade no mercado? Existem diversas maneiras de melhorar sua imagem e tornar-se referência no que você faz, mas tudo isso precisa ser pensado dentro de um contexto de entrega de valor para as pessoas.

Os velhos conceitos de que apenas ser visto é o suficiente, não cabem mais no mundo em que o branding  é cada vez mais importante.

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

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