Leitura

por

Consultor: 5 dicas para garantir a atualização profissional

Em um mundo onde o conteúdo digital dobra a cada 2 anos, a necessidade de se manter a par das novidades e inovações é real e cada vez mais determinante, principalmente para os consultores que atendem empresas de diversos tamanhos e setores. Nesse cenário desafiador, a atualização profissional desponta como um fator imprescindível àqueles que perseguem o desenvolvimento de suas carreiras e de seus negócios.

Se você se encaixa nessa categoria, então encontrou o conteúdo perfeito! No post, você entenderá um pouco mais sobre a importância de se manter a par das mudanças contemporâneas, alinhando-se ao dinamismo que o mercado requer. Além disso, também vai ter acesso a dicas valiosas para facilitar o processo contínuo de atualização, assegurando mais resultados em sua atividade profissional.

A importância do Consultor se manter atualizado

Todos os dias, as empresas buscam novas formas serem mais lucrativas, ou seja, melhorem o fluxo de caixa. E por quais formas o fazem? Recrutando profissionais capazes de entender o dinamismo do mercado e de enfrentar os desafios do panorama atual, cada vez mais complexo e profundo.

A figura do consultor, nesses casos, é bastante solicitada. A justa valorização de uma base sólida de conhecimento, somada à competência para aplicar conceitos e técnicas eficazes, abre um amplo campo de possibilidades para a atuação de profissionais do ramo.

É importante lembrar, no entanto, que para ser útil e pertinente, o conhecimento precisa estar alinhado às demandas contemporâneas. Ou seja, não basta dominar o conceito se ele está deslocado das necessidades e das dificuldades que são enfrentadas aqui e agora.

Dessa forma, fica evidente que a função de consultor exige atualização profissional constante. Somente ao nutrir uma robusta visão da realidade empresarial moderna, conhecendo os desafios, as oportunidades e os empecilhos do mercado, é possível realmente oferecer soluções viáveis e eficientes.

Quais são os benefícios de uma atualização constante para o desenvolvimento da carreira?

Conforme já adiantamos, a atualização profissional é indispensável àqueles que ambicionam prosperar em suas carreiras e em seus negócios. De que outra forma seria possível entender os dilemas da atualidade e se munir de ferramentas adequadas para desvendá-los? Nesse âmbito, os benefícios de estar sempre atualizado são inúmeros e variados. Dentre os principais, destacam-se:

Sentir-se preparado para os desafios modernos

Em terrenos desconhecidos, certamente reina a insegurança. Acredite: você só se sentirá apto e confiante para melhorar a performance de empresas e pessoas se dominar informações e técnicas atuais — as quais sejam realmente capazes de impactar positivamente o cenário organizacional.

Fortificar a reputação profissional

Consultores comprometidos com a atualização profissional são geralmente reconhecidos por seus sólidos conhecimentos na área a que se dedicam. Com isso, naturalmente se tornam uma referência de eficácia e desempenho em suas funções, construindo uma valiosa reputação.

Fechar mais negócios e satisfazer mais clientes

A partir do momento em que há confiança no trabalho e admiração pelo profissional — em função de sua capacidade para resolver problemas complexos e atuais —, é comum que cresça a demanda pelos serviços de consultoria. Ao valorizar a atualização, novos negócios e mais clientes satisfeitos, o consultor colhe os frutos de um projeto bem executado.

Atualização Profissional

De que forma é possível ter atualização profissional?

Diante de todas as considerações apontadas, fica evidente que a atualização profissional não é somente uma opção — é uma necessidade.

Ciente disso, o consultor avança mais um novo degrau, questionando-se acerca das melhores formas de se manter a par das novidades que circundam a sociedade e o segmento empresarial. Algumas dicas são:

1. Faça cursos e se especialize

O método tradicional de aprendizagem continua muito relevante. Para apreciar novas técnicas, validar outros métodos e aprofundar conhecimentos em áreas específicas, fique atento à grande oferta de cursos, certificações e aperfeiçoamentos.

Para consultores de gestão, é muito importante que haja contínuo acompanhamento a respeito de novas regulamentações, técnicas e ferramentas para facilitar a administração de recursos e processos. Neste âmbito, é válido consultar conteúdos sérios e atualizados (blogs e publicações específicas são uma boa opção) para estar à frente de tendências e mudanças.

Além disso, com o crescimento da modalidade de ensino à distância, por exemplo, ficou ainda mais simples acessar uma ampla gama de possibilidades — basta escolher o que melhor se adéqua às suas pretensões e objetivos. Boas opções são a FGV e Insper, por exemplo.

2. Participe de eventos da área

As feiras, congressos, simpósios e workshops (para citar apenas alguns modelos) figuram como opções interessantes para se aproximar da realidade mercadológica. Nos eventos, existe a valiosa possibilidade de conversar com profissionais do ramo e, assim, entender com mais propriedade quais são os desafios e as oportunidades rotineiramente enfrentadas.

Para acompanhar a programação de eventos relacionados a negócios e gestão, alguns recursos online são valiosos: experimente receber atualizações do Eventbrite e do Sympla, plataformas voltadas à comercialização de ingressos.

Cursos

3. Acompanhe canais relevantes de comunicação

O mundo é dinâmico e a cada novo dia surgem mais informações sobre temas variados. Para se manter a par das novidades sem sobrecarregar a rotina com a miríade de dados disponíveis, uma excelente alternativa é acompanhar canais relevantes à sua área de atuação.

Fanpages, canais de vídeos ou newsletters de grandes players do mercado podem ser formas interessantes e viáveis de entrar em contato com inovações e tendências da área.

No universo dos blogs, por exemplo, o Consultores de Gestão é uma excelente alternativa. Além disso, canais como Sebrae e Endeavor costumam publicar informações bastante úteis sobre negócios. No YouTube, canais profissionais despontam como uma forma dinâmica e prática para visualizar conteúdo relevante.

4. Desenvolva competências de liderança e gestão

Nem só de informações externas deve viver um consultor. Tão importante quanto dominar técnicas e ferramentas eficazes, oferecendo-as ao mercado, é desenvolver competências individuais capazes de endossar o trabalho cotidiano.

Nesse aspecto, capacidades de liderança e gestão podem ser diferenciais no momento de lidar com problemáticas organizacionais, uma vez que o papel do consultor se assemelha ao de um guia, norteando a equipe às melhores práticas.

Um bom modo de alavancar habilidades de liderança e gestão, entendendo os potenciais e desenvolvendo-os de forma holística, é aderir às dinâmicas de coach, contando com o auxílio de um profissional empenhado em explorar competências e ajustar comportamentos.

5. Cultive um bom networking

Um networking valioso não tem hora e nem lugar para acontecer: é preciso que os líderes estejam sempre abertos à troca de experiências e expertises. Nesse aspecto, tanto o contato offline (em eventos de negócio, por exemplo) quanto o online (principalmente no LinkedIn, voltado totalmente à interação profissional) são essenciais à construção de uma robusta rede de contatos.

É inegável que relacionamentos transparentes e produtivos são essenciais para aqueles que buscam a atualização profissional. Ao manter contato com demais gestores, independentemente da área em que atuam, a troca de experiências e vivências é certamente muito produtiva, contribuindo para uma visão mais ampla e diversificada dos negócios e do mercado.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário no post e divida conosco as suas opiniões, considerações e experiências sobre o assunto!


Also published on Medium.