por

4 maneiras de aplicar o marketing digital em sua consultoria

A consolidação da era digital trouxe para o mercado de consultorias, novas oportunidades para alavancagem de negócios. O crescimento da internet deixou empresas e clientes muito mais próximos, e, com isso, tornou-se essencial ter uma presença marcante diante do público, caso você queira uma posição de destaque dentre seus concorrentes.

Hoje em dia não basta ter diferenciais, é preciso comunicá-los de forma clara e eficiente. Mas como fazer isto acontecer sabendo-se que o público é cada vez mais exigente? Nesse texto vamos explicar como utilizar o marketing digital para divulgar o trabalho e criar uma presença consistente na internet.

Entenda o impacto da era digital na consultoria

Em primeiro lugar, se fizermos uma retrospectiva sobre a construção de uma marca antes da evolução digital, certamente chegaremos à conclusão de que esse era um processo longo, complexo e – por que não dizer? – dispendioso. Chegar ao ponto dos clientes reconhecerem uma empresa, um produto ou um serviço com credibilidade, dependia da percepção de cada consumidor sobre a experiência que teve.

Além disso, a construção da marca, era recorrente do conhecimento em relação aos valores que eram transmitidos pelos clientes. Em resumo, os clientes precisavam criar uma percepção e transmiti-la, e sem internet isso dependia das interações entre si.

E, para alcançar o público, as empresas desenvolviam campanhas caras e que muitas vezes não atingiam diretamente os consumidores-alvo, pois eram disseminadas em canais – televisão, rádio, jornal – de forma ampla. Logo, era preciso pulverizar ao máximo as informações para que houvesse algum sucesso.

Atualmente a situação é bem diferente. Mesmo que os consumidores atuais sejam mais seletivos em relação às informações que recebem, é muito mais fácil atingir os clientes-alvo. Existem formas mais inteligentes de conduzir o consumidor à decisão de compra, que certamente são mais eficientes e menos onerosas para as empresas. E sem dúvida estamos falando do marketing digital.

Afinal, como usar marketing digital na consultoria?

Sabemos que hoje em dia praticamente todas as empresas dependem do marketing digital para atrair novos clientes para o seu negócio. E certamente nas consultorias não poderia ser o oposto.

Com o mundo inteiro conectado é imprescindível utilizar estratégias de marketing digital para consolidar sua presença no mercado. Mas como fazer isso acontecer, afinal?

Ao optar por utilizar estratégias de marketing digital, você precisará definir seus objetivos em relação ao que comunicará. E não é só isto, realizar ações de maneira estruturada a fim de conduzir o cliente para o processo decisório de compra dos seus serviços.

Planejamento é essencial

Estas técnicas deverão ser encadeadas de forma que você consiga atingir cada potencial cliente de maneira diferenciada, sempre levando em consideração o momento em que este consumidor se encontra e oferecendo a ele informações para que possa alcançar a próxima etapa da decisão. Para isto, o planejamento é, sem dúvida, essencial.

Definir os objetivos de marketing, considerando que precisam estar vinculados aos demais propósitos de seu negócio, e fazer uma análise das forças e fraquezas de sua empresa, são medidas essenciais para que seja possível criar um plano de ação que seja realmente eficiente para suas necessidades.

A partir do plano de ação, defina um calendário de ações com prazos e também os responsáveis pelas atividades a serem realizadas. Lembre-se que este calendário precisa ser controlado, para que o plano de ação possa realmente ser executado.

As 4 estratégias de marketing digital que todo consultor deve conhecer

Para que você consiga criar um bom plano de ação de marketing digital, você precisa definir quais são as estratégias que melhor se adéquam aos seus objetivos. Para isto, listamos a seguir algumas estratégias de marketing digital que todo consultor precisa conhecer. Observe:

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a base para qualquer plano de ação do marketing digital. Ao criar conteúdos, você alimenta os potenciais clientes com informações relevantes e isso traz notoriedade para seus serviços, tornando sua consultoria uma referência e engajando os internautas. Além do mais, esses conteúdos ajudarão a localizá-lo nos mecanismos de busca. Focando em palavras-chave relevantes você poderá melhorar sua posição nas buscas orgânicas.

Crie conteúdos utilizando-se do conhecimento que você tem do mercado onde atua, das dúvidas dos seus clientes e das experiências obtidas com seu negócio. Seja criativo para ter um maior alcance e tornar-se conhecido. Produza postagens, tenha um blog. Apareça nas redes sociais e lembre-se de manter-se sempre atualizado.

Se você trabalha com consultoria financeira, você pode se mostrar uma autoridade na área, divulgando seu trabalho, por exemplo, e apresentando qual software de gestão orçamentária você utiliza para desenvolver sua consultoria.

2. Redes sociais

Por falar em redes sociais, a escolha dos canais de divulgação é sem dúvida um dos pontos-chave para o sucesso do seu plano de ação de marketing digital. Você precisa descobrir mais sobre seus clientes, o que e onde pesquisam. Sabendo onde estão seus clientes a chance de alcançá-los é muito maior. Você pode se valer de canais mais amplos, como Facebook e YouTube, por exemplo, ou até mesmo no próprio Google, e também aparecer em locais que possuem objetivos de pesquisa mais específicos, como é o caso do LinkedIn.

3. E-mail Marketing

Se você deseja se comunicar com seus clientes, a melhor forma de fazer isso é através do e-mail marketing. Mesmo que você pense que pode ser ultrapassado enviar um e-mail marketing, esta estratégia ainda é muito utilizada por apresentar uma taxa de retorno bastante significativa se comparada com as demais. Este é um mecanismo de baixo custo e que aproxima sua empresa da sua base de clientes.

4. Vídeo Marketing

O Youtube está em alta, hein? Nada melhor que apresentar vídeos para despertar a atenção de seus clientes. O vídeo marketing aproxima a empresa dos clientes e tem um ótimo retorno. Você pode conferir autoridade a seus serviços utilizando vídeos com depoimentos e testemunhos de seus clientes, auxiliando no posicionamento de sua empresa diante do mercado. Também pode conquistar novos clientes através de Webinars, por exemplo, onde você promove uma reunião on line para abordar assuntos específicos de interesse dos usuários.

Após conhecer um pouco mais sobre como utilizar o marketing digital em sua consultoria, é hora de colocar a mão na massa! E se você gostou desse assunto, compartilhe em suas redes sociais, pois as suas dúvidas podem ser a de seus clientes.

 


Also published on Medium.