por

6 benefícios de um Software de Gestão Orçamentária para consultores

Você consultor, mais do que ninguém, sabe a importância de uma consultoria de negócios, que pode ser fundamental para que uma empresa se organize internamente e obtenha resultados financeiros e econômicos cada vez melhores. Porém, todo o valioso trabalho pode ser perdido, caso os clientes não consigam colocar em prática o que foi estabelecido na consultoria. E é justamente aí que entra a importância de um bom software de gestão orçamentária.

Essa ferramenta é uma grande aliada dos consultores na implementação de suas estratégias e pode tornar o processo muito mais simples e eficiente.

Neste artigo, vamos entender quais são os 6 principais benefícios de um software de gestão orçamentária para os consultores que lidam diariamente com as mais diversas demandas e necessidades de empresas de todos os portes e setores. Acompanhe a leitura e entenda como utilizar um SaaS a favor do seu trabalho.

1. Eliminação do trabalho operacional

A gestão orçamentária de uma empresa tem tudo a ver com:

É claro que o trabalho de rotina e os processos gerenciais são importantes para que tudo ocorra como planejado, mas eles não são, de forma alguma, o foco da sua consultoria ou a etapa mais importante da gestão, em qualquer empresa.

Assim, o cenário ideal é quando o trabalho operacional pode ser eliminado, com a utilização de ferramentas eficientes que vão permitir que consultor e gestores esqueçam as longas horas gastas com preenchimento de planilhas, compilação de resultados, busca de dados em outros setores, entre tantas outras questões.

Um software de gestão orçamentária permite a realização desses processos de forma simples e muito rápida, deixando mais tempo para que os responsáveis se preocupem efetivamente com os resultados da empresa e as estratégias de crescimento.

Software de Gestão Orçamentária

2. Aceleração da implementação

Não há nada mais frustrante para uma empresa que, depois de passar por um processo de consultoria, não conseguir implementar as decisões. Uma consultoria em gestão serve, essencialmente, para oferecer conhecimento e condições para que uma empresa reestruture seus processos, refaça suas estratégias e consiga ir mais longe.

Oferecer, junto com a consultoria, uma ferramenta eficiente de gestão orçamentária que possibilite a implementação do novo momento é um grande diferencial competitivo. Afinal, é importante ter em mente que os gestores estão em busca de resultados e, por isso, quanto antes as mudanças começarem a aparecer, melhor.

Não é de interesse de ninguém que, com todo o novo conhecimento adquirido, a empresa continue mergulhada em planilhas inconsistentes e confusas, não é mesmo? É revigorante e motivador começar uma nova fase com uma ferramenta de qualidade, capaz de fazer toda a diferença no processo.

3. Facilidade na visualização do planejamento

Podemos dizer que a palavra mais importante para a gestão orçamentária é planejamento. Os profissionais responsáveis por esse setor devem ter a habilidade de planejar os próximos passos da empresa, certificando-se de acompanhar de perto os resultados.

Por isso, uma ferramenta que torne palpável e compreensível o planejamento da empresa é de grande utilidade. Um software de gestão orçamentária pode ajudar (e muito!) na hora de apresentar o planejamento aos seus clientes.

Com a ferramenta, é possível, entre outras coisas:

  • fazer projeções para o futuro;
  • simular cenários diversos;
  • avaliar os resultados em cada um;
  • comparar o que foi planejado ao que foi alcançado;
  • gerar relatórios gerenciais.

Essas funções são essenciais para que o gestor planeje a sua atuação e acompanhe os processos de perto.

4. Otimização dos processos

É claro que a consultoria é voltada para resultados. É uma forma inovadora e muito interesse de auxiliar a empresa a enxergar as suas fraquezas e forças, analisar os resultados e pensar formas de agir nos anos seguintes, para se tornar mais consolidada e fortalecida.

Porém, se a consultoria puder impactar também a rotina da empresa, melhor, não é mesmo? A nova dinâmica pede uma ferramenta robusta, capaz de tornar as operações mais simples e eficientes.

5. Proteção dos dados dos clientes

Como consultor de gestão, você deve prezar pela segurança dos dados dos clientes. Quanto mais bem protegidos eles estiverem, menor a chance de erros na implementação de uma boa estratégia.

Sabemos que os tradicionais programas de planilhas podem ser de grande ajuda em determinados momentos, mas não são a plataforma ideal para se armazenar dados tão importantes quanto o planejamento orçamentário de uma empresa.

Cópias inconsistentes, erros de fórmulas, arquivos corrompidos são só alguns dos exemplos de problemas que podem ser enfrentados na rotina de uma empresa. Optar por um software de qualidade é uma forma simples e eficiente de proteger os dados da empresa, garantir a veracidade das informações, padronizar os processos e organizar todos os arquivos.

Proteção de dados

Se você tiver interesse em saber algumas dicas de segurança da informação na hora de escolher um Software de Gestão Orçamentária, acesse aqui.

6. Envolvimento dos gestores

A gestão orçamentária pode se tornar uma tarefa complexa quando não existem procedimentos específicos na empresa, quando cada gestor realiza seu planejamento da forma que julga mais adequada e armazena os dados do setor de forma desestruturada e sem nenhum sistema.

Por outro lado, quando toda a equipe está alinhada e as informações armazenadas em um mesmo lugar, a gestão orçamentária se torna muito mais eficiente e interessante. Um software de gestão pode ser uma ótima forma de envolver os gestores responsáveis no planejamento orçamentário.

Utilizando a ferramenta, é possível que cada setor:

  • organize seus dados;
  • estruture suas metas;
  • acompanhe os processos ao longo do ano;
  • participe muito mais ativamente da gestão orçamentária;
  • ajude os profissionais responsáveis;
  • consiga melhores resultados com isso.

Utilizar um software de gestão orçamentária pode tornar o seu trabalho muito mais eficiente, permitindo que as empresas percebam ainda mais valor em sua consultoria e nos novos processos implementados. Justamente por isso, é muito importante firmar boas parcerias, trabalhando com empresas especializadas como a Treasy, que pode oferecer um bom serviço a você e seus clientes.

Antes de escolher qual o software mais adequado à sua forma de trabalho, pesquise as opções disponíveis no mercado, converse com os fornecedores e, se possível, faça um teste de utilização.

É muito importante conhecer as funcionalidades do software de gestão orçamentária, sua interface e principais diferenciais. Entre em contato com a Treasy para conhecer uma opção interessante, inovadora e muito eficiente!

Artigos Relacionados


Also published on Medium.