Caso de Sucesso Inovatti

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[Parceiro Orgulho Treasy] – Como o consultor financeiro Filipe Costa quadruplicou o número de clientes

Que tal quadruplicar o número de clientes atendidos? Ou diminuir em pelo menos 85% do tempo de trabalho para a criação de uma estrutura orçamentária? O consultor financeiro Filipe Costa conseguiu essas proezas e mais algumas. Parceiro Treasy desde  2016, ele atua na área de gestão orçamentária e é um dos sócios da Inovatti Consulting, em Teixeira de Freitas (BA). Hoje, a carteira corporativa da empresa ultrapassa os 20 clientes e esse número foi conquistado em pouco mais de um ano. Conversamos com o Filipe para contar melhor essa história e mostrar como a escolha dos parceiros certos pode ter grande impacto na qualidade da prestação de serviço da consultoria, além de permitir escalar.

Formado em Administração de Empresas, Filipe sempre gostou de exatas e tinha muito claro, desde a graduação, que consultoria era uma grande paixão. Por isso, acompanhava as grandes empresas da área e sonhava em trabalhar com elas um dia. Mas, no final de 2013, ao terminar um MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria Empresarial, o administrador finalmente resolveu largar o emprego numa companhia do ramo florestal e começar a trabalhar como autônomo.

Consultor financeiro autonomo

Filipe conta que não foi fácil tomar a decisão, mas acredita que foi o certo, tão certo que o jogo virou na hora. “Saí para seguir meu sonho e foi engraçado porque aquele que era meu chefe virou meu primeiro cliente”, relembra ele. A ideia era começar 2014 com uma nova perspectiva, por isso o início foi tímido, para sentir o mercado.

Em paralelo, o consultor passou a atender pessoas físicas também, mas para auxiliar com as finanças pessoais, sua segunda paixão. Essa informação pode parecer um detalhe, mas foi ela que acabou levando o Filipe para o patamar que está hoje.

Após determinado período trabalhando sozinho, Filipe começou a estruturar uma empresa para ganhar escala, já que tanto o número de clientes corporativos, quanto pessoais aumentava. Foi quando, em setembro de 2016, estudando sobre investimentos, descobriu a Inovatti.

A parceria com a empresa começou com o curso Gestão Financeira na Prática (GFP), todo idealizado e executado pelo consultor, desde a metodologia, até às aulas. A ideia era tentar resolver uma dor que tanto a Inovatti, quanto o Filipe percebiam entre os empreendedores: não saber por onde começar a gestão financeira, não ter domínio das ferramentas financeiras e nem saber como supervisionar o trabalho da equipe.

Essa iniciativa deu ao Filipe a passagem para a sociedade na Inovatti Consulting. “Estruturei vários processos, captei clientes e aperfeiçoei o GFP. O negócio deu muito certo e, hoje, oferecemos vários serviços: reestruturação financeira, análise de custeio, precificação, gestão de custos e planejamento orçamentário”, explica Filipe.

Os desafios da Consultoria

Ainda como autônomo, Filipe tinha sentido a dor de estruturar o processo orçamentário de uma empresa complexa do zero, em planilhas. O cliente era do ramo atacadista e, pelo desdobramento de canais de receita, precisava de um nível de detalhamento enorme. “Eu também sou perfeccionista e gostava de criar planilhas robustas, com gráficos e com a ideia do BI, dos indicadores e do Dashboard”, assume o consultor.

“Mas ficava inviável aumentar o número de clientes trabalhando assim. Eu já tinha dificuldade com quatro simultaneamente porque para cada um eu precisava criar um novo documento. Além disso, não tinha uma metodologia padrão. Cheguei a levar três dias criando uma estrutura”, completa Filipe. Essa demora com os processos causavam a segunda dificuldade: impossibilidade de crescer, conseguir atender um número maior de clientes simultaneamente, ou seja, escalar.

Estratégia adotada

Como a ideia era criar modelos que permitissem escalar, o fato de abrir uma empresa e se associar a outra já estruturada trouxe muitos benefícios, mas alguns entraves operacionais ainda não tinham sido resolvidos, como o tempo para criar a estrutura orçamentária dos clientes. Foi nessa hora que entrou a parceria com a Treasy, como uma solução para trazer profissionalismo e agilidade ao processo.

Pesquisando alternativas para tornar o trabalho mais sofisticado e eficiente, o Filipe encontrou o Treasy. O consultor queria entrar efetivamente no Programa de Parceiros Treasy e acreditou tanto na solução que já iniciou com duas empresas. “Eu queria sentir a aderência da ferramenta e fazer testes. Desde o começo os clientes comentaram de como o trabalho ficou mais sofisticado. Percebi também as mudanças na agilidade”, ressalta.

Em um dos casos, a empresa atendida vivia um momento de baixa liquidez e foi necessário repensar todo o planejamento orçamentário.

 

“Ganhamos muita agilidade no processo com o Treasy. De fato, é diferente construir algo numa planilha ou num ambiente dedicado, como um software.”

Filipe Costa, Sócio e Consultor da Inovatti

O consultor afirma que, hoje, para formatar uma estrutura de receitas, deduções e todo o planejamento de contas, por exemplo, dentro da plataforma do Treasy, leva no máximo uma manhã ou uma tarde de trabalho. Muito mais rápido do que os três dias que costumava levar anteriormente. A experiência foi tão boa desde o começo que o Filipe fez questão de levar o Treasy para os demais clientes. Prova de que os parceiros certos podem agregar valor à marca, no caso, ao consultor.

Resultados Obtidos

Um dos principais ganhos com a parceria entre Filipe e o Treasy foi a otimização do tempo, como já foi dito anteriormente. O consultor chegou a diminuir em 85% o número de horas trabalhadas só na etapa da construção de uma peça orçamentária. Isso possibilitou outros ganhos como o número de clientes que mais que dobrou, quadruplicou, na verdade.

Otimização de Tempo, Consutoria e Treasy

Outro ganho do uso da ferramenta foi a independência dos clientes após a implantação da gestão orçamentária. Em geral, o trabalho de consultoria dura de três a seis meses e a ideia é que, depois, a empresa caminhe com as próprias pernas, a não ser que opte pelo serviço de assessoria.

O uso de planilhas dificulta bastante essa independência, como explica o Filipe. “Como vou deixar a planilha disponível para o cliente? Se ele alterar ou errar alguma coisa, eu que vou ter que fazer tudo de novo. Trabalhei muito tempo com Excel e tive muitos problemas”.

Um dos primeiros casos de sucesso com o uso do Treasy já na Inovatti foi num grande grupo que reúne seis empresas. “Eles não tinham nenhum tipo de processo e o grande problema era que também não tinham previsibilidade, não sabiam se os negócios estavam indo bem e, consequentemente, não se sentiam seguros para tomar decisões”, conta Filipe.

O grupo foi o primeiro cliente chave, que vivenciou a experiência com o Treasy desde a proposta, com a implementação da metodologia e a evolução contínua do processo orçamentário. “O cliente já sabe desde o começo que um dos pontos positivos é a ideia do orçamento colaborativo, descentralizado. Então os gestores também têm acesso à conta do Treasy, entram a hora que querem, acompanham tudo e isso tornou o processo mais transparente”, conta o Filipe.

Outro ganho foi em relação à comunicação, já que as metas de orçamento foram desdobradas e os colaboradores passaram a ter fácil acesso a esse tipo de informação. Ações cruciais para tornar o processo mais claro e rápido, de acordo com o consultor. Consequentemente, com gestores envolvidos em todas as etapas e as equipes devidamente treinadas, todos ganharam expertise para tocar o projeto.

O uso da ferramenta, como já falamos, permitiu que a Inovatti aumentasse consideravelmente o número de clientes atendidos. Só no caso desse grupo, por exemplo, cada empresa possui várias nuances. Só em uma delas são cinco contratos e, agora, o gestor consegue acompanhar a margem de contribuição de cada um deles. “Isso era um gargalo para a empresa que precisa reduzir custos, já que não conseguia mexer no faturamento. Dentro da metodologia Treasy conseguimos montar essas peças de relatório de forma muito mais fácil”, comemora Filipe.

Por fim, Filipe também ressalta a possibilidade de simular cenários. “Antes era inviável executar uma das etapas mais importantes do planejamento orçamentário, a simulação de cenário. Como vou fazer isso dentro de Excel? Me dava muito trabalho. No Treasy, com poucos cliques posso simular várias estruturas”. O consultor finaliza a conversa deixando claro o quanto a ferramenta faz parte da estratégia da consultoria para os próximos anos.

Próximos passos

Os resultados têm sido tão bons que a Inovatti incluiu a ferramenta e a metodologia Treasy de Gestão Orçamentária no processo com os novos clientes. Inclusive, para os próximos anos, a empresa baiana terá metas de implementação do software em outros clientes.

Por isso a ideia é usar o Treasy desde a primeira etapa, que envolve o levantamento de dados e construção do orçamento. Essa ação permite que todos se familiarizem com a ferramenta e tenham autonomia para operar o sistema independente do consultor. O que as partes ganham com isso? Fácil de responder:

Para a Inovatti

  • Agilidade e metodologia no processo de consultoria: dando escala a prestação de serviços;
  •  Sofisticação e profissionalismo, que gera uma vantagem competitiva;
  • Apoio da equipe do programa de parcerias da Treasy.

Para os clientes:

  • O cliente acaba criando uma cultura orçamentária diferente e mais produtiva;
  • Ganha autonomia por não ficar dependente do consultor;
  • Maior visibilidade dos dados;
  • Mais segurança nos dados.

Sobre o Programa de Parcerias Treasy

Ideal para consultor da área financeira, o Programa de Parcerias Treasy foi feito para ser uma solução profissional automatizada para os processos de Planejamento, Orçamento e Simulações de Cenários. É a chance  de entregar cada vez mais resultados para os clientes e, ainda, ganhar produtividade.

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