por

Conheça 5 softwares de Gestão e Orçamento para empresas

Cada vez mais, algumas ferramentas — como softwares de orçamento — vêm sendo utilizadas por empreendedores em atividades que visam ao planejamento; ao controle de contas, à análise de dados e gastos; ao controle orçamentário, entre outros. Essas ferramentas podem ser bastante úteis porque acabam auxiliando na hora de visualizar o orçamento de uma companhia de forma mais clara.

Com uma boa organização, os resultados do seu negócio podem ser melhorados, já que uma gestão bem-feita possibilita a fácil identificação e localização de problemas e a verificação de como solucioná-los. Isso melhora o lucro líquido de seu faturamento. Agora, uma má gestão orçamentária pode acarretar o fracasso do seu negócio.

São vários os benefícios para quem utiliza os softwares de orçamento, principalmente para empresas do setor financeiro. Essas ferramentas são de fácil uso, eficientes, práticas e possibilitam ao usuário um controle maior sobre suas contas e orçamento.

O programa de gestão financeira empresarial permite a organização das contas a pagar por data, categoria e centro de custo.

Interessado no assunto? A seguir, vamos listar 5 exemplos de softwares que podem auxiliar na gestão orçamentária do seu negócio. Continue conosco!

1. Treasy

Esse é um software para quem deseja reduzir o tempo de consolidação do orçamento. Ele dispõe de tudo de que sua empresa precisa no seu planejamento e controle.

O Treasy apresenta um modelo de orçamento descentralizado, com uma forma de gestão colaborativa, em que cada gestor fornece informações do seu setor, de modo que elas chegam mais rápido até você, otimizando o tempo na hora da tomada de decisões.

Ele também permite a projeção de novos cenários, simulando os resultados em real time, possibilitando ao usuário uma análise do impacto que será gerado em uma tomada de decisão, antes mesmo de aplicá-la.

Existe também a geração de relatórios, com indicadores importantes de desempenho e também um acompanhamento gráfico do planejado, do realizado e do histórico.

No Treasy, os dados de sua empresa estarão na nuvem, acessíveis 24 horas e seguros. Além disso, você não precisa se preocupar com backup.

2. Granatum

Para quem procura menos funcionalidades, mas, ainda sim, com mais vantagens que uma simples gestão financeira, o Ganatum Controle Financeiro é uma boa opção.

Ele permite a compra de módulos, de modo que você pode criar um modelo de controle financeiro customizado, exclusivo e ideal para sua organização.

É possível, ainda, adquirir um pacote completo de serviços ou, então, somente aqueles que são necessários para o seu departamento financeiro, o seu fluxo de caixa, a gestão de vendas, a gestão de estoque e a emissão de boletos.

Além disso, o Granatum permite o controle de contas e gera relatórios que facilitam a análise de toda a situação do quadro de sua empresa.

3. Nibo

O Nibo é uma plataforma de controle e gerenciamento financeiro, e uma de suas promessas é a maior integração entre sua empresa e o responsável pela contabilidade dela. Assim, seu contador pode acessar todas as informações necessárias dentro do sistema de sua companhia.

Outra funcionalidade muito interessante do Nibo é a gestão de eficiência dos funcionários, mas, além disso, ele permite também a emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas, o controle de fluxo de caixa, a geração de relatórios para análises, entre outros.

Para usuários que utilizam o sistema iOS, o aplicativo é gratuito.

O Nibo está integrado via PLUGA, com outras soluções encontradas na Web, como as que acabam com os trabalhos diários operacionais. Assim, há um aumento de produtividade.

4. Quickbooks

O Quickbooks foi lançado em 2016, como um produto da Intuit, empresa que vem se popularizando bastante entre os gestores de algumas empresas.

Ele é uma ferramenta para profissionais liberais e pequenos empresários, que permite o controle de fluxo do caixa, a emissão de relatórios e de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos, entre outras ferramentas.

Vale lembrar que todos esses recursos estão presentes em uma plataforma muito intuitiva e simples.

Um produto da QuickBooks, ele é o sistema que bate de frente, no mercado, com o Conta Azul. Essa ferramenta permite um gerenciamento de inventário, já que existe uma elaboração avançada de relatórios que são utilizados para conciliações bancárias.

O Quickbooks está presente para quem utiliza tanto o iOS quanto o Android, e apresenta uma interessante funcionalidade: o aviso, por SMS, de todas as informações que você precisa saber da sua empresa.

5. Sage X3

O Sage X3 é um sistema que dispõe da capacidade de incorporar tudo ou todas as informações da sua empresa em um só lugar, fazendo com que sejam mais acessíveis a análises, consultas e organizações.

Esse ERP é mais do que um simples software de controle empresarial financeiro. Ele é muito indicado para empresas de produção, já que os seus subsistemas servem para aumentar a velocidade de distribuição dos produtos e também auxiliam na parte de gerenciamento de produção contínua.

A organização e um maior controle da cadeia produtiva, bem como o acompanhamento de perto e mais adequado do departamento financeiro, fazem com que o Sage X3 seja um aliado da redução de custos e desperdícios da sua organização.

Independentemente do sistema que você resolva utilizar para gerenciar o setor financeiro de sua empresa, mantê-lo controlado e adequado é importante. É essencial, ainda, compreender que investir em softwares de orçamento empresarial financeiro não é um custo a mais, no entanto, como benefícios, você terá: economia, maior produção e, especialmente, transparência nas informações.

Esse fato é muito comum dentro das empresas, já que o gestor de cada área tem o seu modelo de controle financeiro: fichas, planilhas, ou qualquer outro tipo de método antiquado.

Assim, quando é necessária a realização de uma auditoria completa da empresa, pode ser complicado consolidar todas as informações, uma vez que não existe um padrão no modelo de informação.

Utilizando softwares de orçamento, é possível ajustar e consolidar tudo de uma maneira mais concreta e segura, além de otimizar o tempo para a tomada de decisões quando necessário. Isso evita a ocorrência de erros no setor administrativo — fato que pode custar mais para a empresa do que o investimento em um software.

Gostou do nosso post? Que tal continuar sua visita em nosso blog e conhecer 6 benefícios de um software de gestão orçamentária para consultores? Não perca!

Artigos Relacionados


Also published on Medium.