por

Simulação de cenários financeiros: por que e como fazer nas empresas?

O bom desempenho de uma empresa não depende só dela mesma, há vários fatores determinantes que devem ter um monitoramento contínuo, como concorrentes, fornecedores e economia. Acompanhar essas variáveis é, sem dúvida, a maneira mais importante de seguir em frente e alcançar bons resultados.

A simulação de cenários financeiros é uma prática integrante do processo de planejamento estratégico de uma empresa. Por meio dela é possível realizar previsões e projeções para a realização de um orçamento eficaz.

Com essa análise de previsibilidade, é possível supor um resultado e projetar para o futuro, a fim de entender o que aconteceria se esse prognóstico se tornasse verdadeiro. Para entender mais sobre simulação de cenários, continue a leitura deste post!

Por que é importante fazer uma simulação de cenários financeiros?

A análise e simulação de cenários financeiros compreende um estudo sobre as tendências, ou seja, as possibilidades de ocorrência de fatos, de antecipar e se preparar para algo que possa realmente acontecer.

É importante destacar que ela sempre está vinculada a um determinado período. Devido à complexidade, mudanças e fatores que influenciam nas decisões da empresa, é necessário analisar e estabelecer diversos cenários e suas tendências.

Em geral, a simulação de cenários financeiros considera uma pesquisa de mercado que pode influenciar o planejamento estratégico da empresa e o processo de decisão.

Em primeiro lugar, é preciso ter um ponto de partida (que no caso seria o momento atual) e projetar os resultados para o futuro por meio das informações já levantadas.

A utilização da simulação é uma importante ferramenta de apoio à gestão, sendo cada vez mais utilizada por empresas que desejam crescer sem, no mínimo, se deparar com surpresas negativas.

Quais as vantagens de uma previsão?

Projetar os resultados de uma empresa para um determinado período oferece uma série de informações que podem ser aplicadas já em um momento inicial.

Por meio da simulação é possível estabelecer a Taxa Interna de Retorno — TIR, o Valor Presente Líquido — VPL e o PayBack (tempo necessário para o negócio começar a ter lucro) e assim utilizar estes indicadores para realizar previsões e preparar a empresa para eventuais cenários mercadológicos.

A simulação de cenários financeiros pode ser utilizada em diversas situações, antecedendo as possibilidades de coisas piores ou melhores acontecerem. É importante conhecer as vantagens em desenvolver uma previsão desses cenários.

Auxilia na previsão de situações

A análise de simulações de cenários pode levar a duas situações:

  • cenário otimista: geralmente é utilizada para demonstrar a investidores ou potenciais interessados os resultados promissores futuros do negócio. Algumas variáveis são encontradas nesse tipo de projeção, como receitas, custos e investimentos;
  • cenário pessimista: possibilita ao gestor modificar situações que venham a impactar negativamente sua receita e/ou aumentar seu custo e investimentos que foram projetados. É uma das melhores partes da simulação de cenários, isso porque faz conhecer um cenário bastante adverso (que, apesar de não ser real, pode vir a ser), sendo possível comparar com o atual e decidir se vale a pena entrar nele.

​A simulação de cenários financeiros é uma ferramenta extremamente importante nas alterações do rumo de uma empresa, gerando indicadores de viabilidade do negócio.

Oferece maior segurança no processo de decisão

O ponto mais importante é a possibilidade de realizar projeções realistas e realmente embasadas em dados e informações de mercado. Isso porque todo o processo de projeção e simulação consiste em informações e dados de mercado que podem ser utilizados na tomada de decisão.

Uma empresa que deseja aumentar sua capacidade produtiva e, para isso, precisa investir em mão de obra e maquinários, por exemplo, precisa saber quais são os impactos desse investimento nas contas, sejam eles positivos ou negativos. Nesse caso, alguns detalhes devem ser analisados:

  • A empresa tem suporte estrutural para a nova demanda de mão de obra e equipamentos?
  • A parte logística é suficiente? O estoque comporta a nova demanda?
  • A empresa tem recursos para investir mais em marketing e vendas para promover o novo volume produzido?
  • Em quais áreas e equipamentos devem ser investidos? Será preciso treinamento?
  • Qual a necessidade de capital de giro para todo o investimento planejado?
  • Softwares e sistemas internos precisarão ser atualizados e modernizados para a nova demanda? Qual é o custo disso?

Cada uma das perguntas deve se transformar em números e poderão ser utilizadas nas análises de simulação de cenários. Com isso, é possível notar a influência que uma boa análise tem diante do resultado e do fluxo de caixa da empresa.

Evita contratempo

Não é incomum empreendedores se depararem com problemas financeiros em alguns períodos, principalmente por falta de um bom planejamento das contas e destinação correta do orçamento.

A simulação de cenários possibilita conhecer as situações que podem ocorrem antes de tomar qualquer decisão. Isso evita muitos contratempos e, principalmente, outras questões, como uma possível redução ou aumento de mão de obra, redução de custos, novos investimentos, ou qualquer outro fator que impacte diretamente o resultado da empresa.

O importante é conhecer muito bem o mercado em que está atado para que, com isso, você possa criar cenários que permitam a elaboração de um planejamento eficiente por meio de simulações e projeções.

Como a tecnologia pode se tornar uma aliada na simulação de cenários financeiros?

A tecnologia tem sido, cada vez mais, indispensável no alcance de melhores resultados dentro das companhias. Se uma pesquisa de mercado levava dias, semanas e até meses para ser realizada, atualmente, com a adoção de ferramentas, é possível acompanhar simultaneamente as informações e dados levantados.

Isso possibilita ao gestor anteceder algumas decisões e readequar processos em relação à demanda almejada, reduzindo custos operacionais e antecipando possíveis imprevistos.

O uso de softwares para a simulação de cenários possibilita um controle mais efetivo de como o gestor pode monitorar os resultados da organização e identificar eventuais desvios, para que haja tempo hábil de aplicar ações corretivas e de melhoria.

Além disso, fazer uma previsão de cenários, utilizando um software pode ser eficiente para otimizar processos e oferecer situações mais concretas e reais.

Agora que você já sabe a importância de realizar uma simulação de cenários, entre em contato conosco e saiba como simplificar a gestão orçamentária de uma organização.