por

Projeção de custos: entenda como um software pode auxiliar!

Quais são os planos da sua empresa para os próximos anos? As metas de um negócio influenciam diretamente no planejamento do orçamento. Afinal, toda decisão gera um conjunto de ações que demandam o investimento de alguma quantia em dinheiro.

Contudo, muitos gestores não sabem como uma projeção de custos eficiente pode contribuir para uma melhor administração da empresa.

Sabendo disso, vamos falar sobre a importância e os benefícios da projeção, além de como um software pode auxiliar essa atividade. Continue lendo e confira!

Qual a importância da projeção de custos na gestão financeira?

Para gerir uma empresa de forma mais próxima às necessidades reais do negócio, é essencial que haja um bom planejamento do orçamento. Com isso, é possível determinar os prováveis desembolsos do empreendimento, evitando problemas financeiros.

A projeção permite a identificação de todos os gastos da empresa, como os custos, as despesas e os investimentos.

Algumas ações, como prever os encargos com a folha de pagamentos, determinar as quantidades e quais ferramentas serão adquiridas, definir as metas de vendas, estimar o volume do estoque para cada período e simular cada cenário, são exemplos de elementos que a projeção de custos auxilia a executar.

Com isso, o gestor obtém uma maneira de otimizar o uso dos recursos financeiros do negócio. Além disso, pode acompanhar os resultados e realizar os ajustes mais rapidamente.

Dessa forma, a projeção é essencial para obter informações relevantes que facilitem a administração e o planejamento do orçamento da empresa.

Quais são os benefícios de uma projeção eficiente?

Uma estimativa bem realizada é vantajosa para a saúde do negócio como um todo, pois promove determinados benefícios, como:

Segurança para os gastos da empresa

Permite que o gestor tenha conhecimento prévio do orçamento necessário para cada cenário futuro. Por ser baseado no histórico, assegura uma boa margem de segurança para a previsão.

Portanto, evita surpresas desagradáveis, como momentos de aperto financeiro e dívidas, além de otimizar os resultados por meio da alocação correta do capital.

Melhor planejamento

Com os dados estimados para cada cenário, é possível estruturar um planejamento estratégico mais adequado às situações futuras. A projeção facilita a definição dos meios e recursos necessários, além de favorecer uma quantificação mais precisa.

Confiança na administração

A consequência de uma previsão certeira e de um planejamento eficaz é o aumento da confiança na administração da empresa. Desse modo, há uma sensação de segurança e previsibilidade, promovida pela convicção no plano de ação, proporcionando uma gestão mais tranquila.

Como um software pode contribuir para a projeção de custos?

Para a realização de um planejamento que simplifique como projetar os custos, são necessários dados confiáveis de vários setores, assim como estudos e comparativos entre cenários.

Contudo, é difícil reunir todas as informações relevantes e organizá-las de forma que facilitem a análise e a comparação, além de ter agilidade e evitar erros durante essa jornada.

Uma ferramenta de projeção de custos descomplica todo o processo e propicia uma série de vantagens para a gestão e o planejamento de uma companhia. Dentre elas, podemos destacar:

Elaboração do orçamento e acompanhamento

O software, como o Treasy, simplifica o processo de elaboração de um orçamento, pois permite uma composição colaborativa de toda a equipe. O gestor de cada setor envia diretamente os dados de seu departamento para a construção do orçamento geral.

Dessa forma, é eliminado o estágio de consolidação, de maneira que os colaboradores não perdem tempo com procedimentos e focam no trabalho real. Assim, são gerados dados mais confiáveis para uma melhor tomada de decisão e o diagnóstico empresarial.

A ferramenta também fornece informações históricas, facilitando o acompanhamento e a análise dos resultados atuais, permitindo, inclusive, a introdução de comentários para auxiliar a compreensão.

Simulação de cenário

Para realizar o planejamento orçamentário, são necessárias atitudes, como ajustar as despesas e receitas, alterar os valores das planilhas e mudar metas percentuais. As simulações permitem entender como cada ação vai impactar no orçamento da empresa.

Desse modo, o software favorece a verificação e revisão desses cenários em poucos cliques.

É possível simular a quantidade de cenários necessária, podendo escolher entre gerar um orçamento base, realizar uma revisão orçamentária, um comparativo ou, até mesmo, um Forecast, de maneira que os valores da simulação base são carregados, sobrepondo os valores planejados da nova simulação.

Além do mais, pode-se testar várias alterações, como um aumento percentual em algum canal de venda, a realização de contratações, os ajustes de folha ou gastos com pessoal, a redução de despesas de determinado departamento etc. Tudo de forma ágil e sem alterar as informações do orçamento base.

Integração com outras ferramentas

Esse tipo de plataforma pode interagir com outras ferramentas de gestão. O Treasy, por exemplo, permite que os diversos dados possam ser importados das planilhas ou integrados de forma direta com o sistema ERP. Com isso, não há retrabalho e desperdício de tempo, além de viabilizar o acompanhamento das informações em tempo real.

Comparativo entre dados

Descomplica a comparação entre o planejado e o realizado, pois reúne todas as informações geradas pelo ERP, bem como planilhas e projeções, no mesmo sistema.

A ferramenta agrupa, organiza e ajusta os dados, de forma a simplificar a compreensão e permitir uma análise clara das informações.

Emissão de relatórios e indicadores

O Treasy emite relatórios detalhados que auxiliam a tomada de decisão e alinham as metas de toda a empresa. É possível gerar relatórios importantes, como a Projeção de Fluxo de Caixa e o Demonstrativo de Resultados.

A partir dos relatórios, é viável definir indicadores que, junto ao histórico e às simulações, facilitam a análise e o planejamento.

Pode-se visualizar alguns indicadores, como o Ticket Médio por canal de distribuição, a Margem de Contribuição por produto, o EBITDA por unidade de negócios e outros. Outra vantagem é que esse tipo de ferramenta exibe gráficos dos principais indicadores econômicos, indicando o resultado planejado e realizado — isso permite uma visão rápida e clara do cenário atual da empresa.

Todos os dados exibidos respeitam as permissões de acesso de cada colaborador, garantindo a privacidade e a segurança das informações da companhia.

A estratégia de estimar os gastos é muito importante para o planejamento e o acompanhamento dos resultados econômicos e financeiros do negócio. Entretanto, a implementação da projeção de custos pode não ser fácil, contudo, com o auxílio de um software, é possível simplificar todo o processo e obter informações para tomar decisões e realizar previsões de forma ágil e fácil.

E aí, já sabe como um software pode ajudar a realizar a projeção de custos da sua empresa? Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco!