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Saiba como criar um portfólio de consultoria empresarial estratégico

Uma coisa é certa: ter um portfólio de consultoria empresarial com suas vendas em serviços de consultoria de gestão são inegavelmente interligadas com a adoção prévia de estratégias efetivas à captação da nova clientela.

Assim, além da proatividade, técnicas de rapport e paixão por aquilo que faz, o consultor de sucesso precisa compreender como criar um portfólio online capaz de atrair os olhares do seu público-alvo.

Isso porque, ao longo dos últimos anos, essa ferramenta comunicacional tornou-se um dos meios mais eficientes de divulgação ao mercado das habilidades, certificações financeiras e experiências obtidas por esses profissionais.

Mas você sabe como desenvolver um portfólio de excelência? Continue lendo este post e entenda o que precisa ser levado em consideração durante a criação e finalização desse material!

Identifique o público-alvo e a sua especialidade

Antes mesmo de iniciar a criação do portfólio, é preciso pontuar qual será o serviço prestado com a finalidade de satisfazer que tipo de demanda, para qual perfil de empresa-cliente.

Nesse sentido, é interessante que o consultor consiga, nesse primeiro momento, identificar com precisão cirúrgica, por exemplo, o porte dessas companhias contratantes, de seus trabalhos e quais são os problemas comumente enfrentados no dia a dia.

Dessa forma, os serviços de controladoria podem ser moldados na medida certa para atendar as demandas dessas empresas-clientes com o apoio de estratégias de gestão da marca (branding).

A partir disso, o portfólio de consultoria empresarial deve ser elaborado sob o viés central de apresentar todas as informações relevantes para o público-alvo específico, e não de modo generalista, a fim de evidenciar a efetividade em solucionar problemas por meio da consultoria.

Assim, já na etapa de divulgação, o portfólio funciona como um grande filtro dos serviços de consultoria prestados, na medida em que viabiliza um primeiro contato mais certeiro e promissor com seus potenciais clientes.

Com isso, os problemas relacionados com a divulgação dos trabalhos para uma grande quantidade de empresas que não se enquadraria no perfil da clientela, como gasto desnecessário de tempo, são minimizados.

Cuide dos detalhes visuais de como criar um portfólio de consultoria empresarial

Nesse momento, é crucial que o desenvolvimento do portfólio seja realizado de modo bastante amigável, despertando um interesse maior dos potenciais clientes. Para isso, de início, é importante selecionar somente seus melhores trabalhos já executados ou, pelo menos, aqueles mais relevantes à captação.

Visualmente, a sequência desses trabalhos também deve estar organizada conforme as experiências de maior sucesso e notoriedade sendo, preferencialmente, inclusos logo no começo e no final da página.

Isso porque o tipo de conteúdo, bem como a maneira como imagens, informações e até espaços em branco são disponibilizados ao longo do portfólio, influenciam na probabilidade de que seus visualizadores permaneçam suas leituras até o final.

Por esse motivo, é igualmente importante dar uma atenção especial ao aspecto visual do material, como alinhamento, contraste e tipografia. Afinal, uma apresentação mais organizada, atraente e compatível às expectativas de seu público-alvo provocam uma primeira impressão mais otimista sobre os serviços.

Por último, mas não menos importante: jamais esqueça de incluir os nomes daqueles que participaram, de alguma forma, nos trabalhos e experiências exibidos pela página.

Desde a cooperação em projetos de consultoria até a simples disponibilização de uma ilustração no portfólio, o reconhecimento e nomeação de seus colaboradores confere também um diferencial aos olhos das potenciais empresas contratantes, porque demonstra a valorização de equipes.

Inclua feedbacks positivos de seus antigos clientes

Além das qualificações, experiências e habilidades, a inserção de depoimentos e comentários reais, feitos pelos clientes satisfeitos sobre seus serviços prestados, também enriquece o portfólio, visto que reafirma o posicionamento de mercado da sua consultoria e a qualidade dos trabalhos.

Desse modo, sócios e gestores sentirão mais confiança em investir tempo e capital naqueles consultores munidos de avaliações positivas, narradas por outros empreendedores que enfrentem problemas semelhantes nas empresas.

A inclusão de feedbacks está condicionada à prévia assinatura de termos de autorização para o uso de nome, imagem e/ou depoimentos desses clientes relatores.

A coleta desse tipo de informação deve ser feita com os devidos cuidados legais e éticos, sem esquecer de que tudo deve estar conforme o que tenha realmente sido dito, sem alterações que comprometam a validade dessas avaliações.

Apresente quais são as ferramentas de trabalho

As ferramentas de gerenciamento utilizadas durante os serviços de consultoria devem estar claramente apresentadas na página, respeitados os padrões estéticos a fim de que a leitura e o entendimento de seus visualizadores ocorra de forma fluida.

No entanto, mantenha em mente: existem alguns produtos ou metodologias que sempre serão de maior relevância no seu negócio, visto que rentabilizam bem mais.

Isso porque, de acordo com o princípio de Pareto (regra muito aplicável em negócios com foco na venda de produtos), somente 20% dos produtos vendidos correspondem ao total de faturamento de 80% pelas empresas. Por isso, é essencial identificar quais são esses produtos e, estrategicamente, deixá-los em maior evidência ao longo do portfólio de consultoria empresarial. 

Mais do que a apresentação, é indispensável que as descrições dessas ferramentas sejam simples e claras sobre os benefícios e diferenciais oferecidos  às empresas-clientes.

Isso para que, ao final da leitura do portfólio, os visualizadores obtenham uma compreensão exata de como os serviços de consultoria, com o suporte dessas ferramentas de gerenciamento, podem ajudá-los na expansão das companhias.

Portfólio digital: Use a tecnologia a seu favor

A Internet e os softwares de gestão já se tornaram ferramentas essenciais no cenário empresarial há mais de uma década. Nesse sentido, o uso do papel tem diminuído cada dia mais, sendo substituídos por documentos eletrônicos com nos mais variados formatos. Assim, o portfólio, antes majoritariamente impresso, atualmente é apresentado aos clientes no formato digital.

Seja pela comodidade ou agilidade, a versão online permite que um grande número de empresas consigam visualizar com facilidade os trabalhos, experiências e produtos do consultor de gestão, sem que seja preciso o encaminhamento físico do material. Isso economiza tempo, energia e dinheiro, sem dúvidas.

Para isso, a criação desse material pode ser feita em uma das diversas plataformas digitais existentes de modo intuitivo e bastante rápido. Muitas delas podem ser utilizadas gratuitamente, como WordPress, Cargo Collective, Wix e DeviantArt. Vale muito a pena conferir cada uma.

Portanto, os portfólios digitais são uma das ferramentas comunicacionais mais efetivas na divulgação de serviços de consultoria de gestão. Isso porque conseguem disponibilizar, de modo organizado e intuitivo, todas as experiências, qualificações, depoimentos de clientes satisfeitos e ferramentas de gerenciamento disponibilizadas em um único clique.

Legal, né? Mas agora que você sabe como criar um portfólio de sucesso, que tal conhecer 4 maneiras de aplicar o marketing digital em sua consultoria? Continue conosco.