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O que é PNL e como aplicar essa técnica no processo de consultoria?

A Programação Neurolinguistica (PNL) é uma metodologia muito procurada por interessados nas áreas de educação, vendas, treinamento e gestão de pessoas, por potencializar o que o ser humano tem de melhor e minimizar seus bloqueios e limitações.

A PNL estuda o passo a passo do cérebro antes de alguém desempenhar uma função, visto que, antes de serem manifestados, o comportamento, o hábito e as tomadas de decisão de uma pessoa passam por todo um processo cerebral.

O uso da metodologia ajuda a fazer escolhas mais conscientes e entender sua maneira de agir, aumentando sua capacidade de atingir metas e objetivos. Por isso, sua aplicação é de grande valia para um consultor. Neste artigo, você vai descobrir o que é PNL e como funciona. Acompanhe!

Afinal, o que é PNL e para que serve?

A Programação Neurolinguística, ou PNL, é a metodologia que estuda como o cérebro percebe, codifica, organiza e armazena as informações resultantes das experiências vividas por uma pessoa. Esse processo vai definir as relações do indivíduo com o ambiente e como ele age ou reage, como experimenta, como influencia o mundo ao seu redor e como é influenciado por ele, seja positiva, seja negativamente.

Segundo Richard Bandler — um dos seus criadores — PNL é “o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano e o que pode ser feito com ela”. A técnica é largamente utilizada nas áreas de terapia, gestão de pessoas, vendas, treinamento, educação e comunicação, entre outras.

Por meio da PNL, é possível utilizar o cérebro para alcançar os objetivos que desejamos e conquistar excelência em qualquer campo de interesse. Para deixar isso ainda mais claro, vamos à definição científica da palavra:

  • programação representa a capacidade de o ser humano receber, processar, armazenar e transformar informações sensoriais em comportamentos, aprendizados;
  • neuro diz respeito ao sistema nervoso, ao cérebro. É o HD Neural, onde estão os programas e mapas mentais e os sentidos da percepção: visão, audição (periféricos), olfato, paladar e tato (cinestesia);
  • linguística refere-se às linguagens verbais e não verbais usadas na percepção, codificação e decodificação das informações do meio ambiente. Isto é, sinais, gestos, tons, sons, imagens, cheiros, gostos, texturas, expressões, temperaturas, emoções, sensações, sentimentos etc.

Como a PNL funciona na prática?

A Programação Neurolinguística se baseia em um conjunto de técnicas e estratégias que são capazes de reprogramar o nosso repertório comportamental. Tudo com com base em estímulos internos por meio do pensamento ou da linguagem, recursos cognitivos que atuam como ponte entre o aparato interno e os padrões de comportamento.

Antes de tomarmos uma atitude, existe um processo interno que a antecede. Nossas crenças, emoções e verbalizações funcionam como motor norteador que pode determinar nosso sucesso ou fracasso.

Por trás de uma ação por impulso, existe uma razão, um motivo, ainda que não seja racional. Isso acontece porque nossa mente segue padrões cristalizados, mas nós não conseguimos perceber esses modelos mentais e agimos de maneira automática. Para identificar e alterar esses padrões, é preciso autoconhecimento. É aí que entra a PNL.

Para facilitar a compreensão, pense no seguinte exemplo. Vamos supor que você esteja andando por uma rua escura, em um bairro onde há muita violência e, de repente, ouve passos logo atrás, de alguém que vem em sua direção. Você acelera e os passos também.

Imediatamente, você imagina que é um assaltante e vai te pegar, pois tem visto muitas notícias sobre isso. O barulho fica mais próximo ao chegar sob uma lâmpada na rua, e, ao olhar para trás, reconhece um de seus colegas que também está indo para o estacionamento.

Logo, sente-se aliviado, mas se pergunta: ele poderia ser um ladrão? A maior parte do que passou na sua cabeça nessa situação é criação da sua mente ao associar os passos na calçada (realidade) com suas memórias e temores.

Esse processo interno de suas experiências funciona em todas as áreas de sua vida. Experiência subjetiva ou modelo mental é isso. Só você pode experimentar e descrever o que aconteceu naquele momento e em todos as outras situações da sua vida.

Ou seja, sua mente cria sentidos para o que você percebe no mundo. Para você, o que está dentro é a verdade e faz você agir ou reagir ao que está fora.

Quais as vantagens da PNL para empresas?

Inicialmente concebida para ajudar em terapias, a Programação Neurolinguística é regularmente utilizada para curar fobias, diminuir a ansiedade, reduzir o estresse e superar traumas.

No entanto, a capacidade de identificar os pensamentos e sentimentos, e torná-los melhores também é bastante benéfica para as empresas em geral. Isso porque permite que os colaboradores se desenvolvam baseados no autoconhecimento.

Com as ferramentas da PNL, é possível realizar as mudanças pessoais desejadas, como:

  • definir precisamente o que você quer;
  • tomar providências para alcançar os objetivos;
  • fazer a avaliação das mudanças promovidas por suas ações;
  • mudar o seu plano de ação (quando necessário) para obter melhores resultados;
  • alterar os resultados das vendas, superando a competição;
  • manter-se motivado, mesmo no decorrer de negociações críticas;
  • melhorar a capacidade retórica, utilizando a linguagem de forma elegante e precisa;
  • melhorar a capacidade criativa e do pensamento racional; e
  • desenvolver a capacidade de liderar e a gestão eficiente de decisões.

Como você pode ver, diante dos benefícios que o uso da PNL gera aos projetos de negócios e à carreira do consultor, essas técnicas podem produzir resultados bastante expressivos não só no âmbito profissional, como também no pessoal.

Agora, veja mais detalhadamente 4 pontos que podem ser trabalhados com a PNL nas empresas:

1. Liderança

A abordagem também é projetada para fazer dos gerentes melhores líderes, conquistando maior sintonia com a equipe e sendo mais conscientes em relação à maneira como estão se comunicando, uma vez que a habilidade na comunicação pode fazer as pessoas ao seu redor se sentirem mais à vontade, felizes e motivadas.

2. Confiança

Toda a equipe vai estar mais confiante, com melhor capacidade de todos se comunicarem de forma mais concisa, além de identificar e ser clara sobre o que realmente importa. Com confiança, os funcionários vão ser capazes de dominar as emoções, mantendo a calma mesmo sob pressão e focados em todos os momentos.

Também vão conseguir manter a confiança e a motivação em negociações críticas, além de usar uma linguagem mais precisa, com o intuito de articular melhor seus pontos de vista e argumentar de maneira convincente e persuasiva.

Por fim, vão poder mudar o comportamento indesejado em si mesmos e nos outros, gerenciando equipes de forma mais eficiente, motivando e inspirando os colaboradores todos os dias.

3. Segurança ao falar em público

Muitas pessoas têm dificuldade para falar em público, o que atrapalha muito o seu desempenho profissional. Com a PNL, elas aprendem a controlar as emoções, adquirindo segurança para se apresentarem em público com mais naturalidade.

4. Comunicação interpessoal

A técnica também potencializa ao máximo a comunicação não verbal, ajudando as pessoas a serem mais sensíveis aos outros, alcançando melhores resultados ao lidar com o público.

Neste post, mostramos algumas das inúmeras vantagens de investir em treinamentos com abordagem de Programação Neurolinguística.

Agora que você já sabe o que é PNL, veja como verificar se o planejamento empresarial está funcionando!