por

A importância da governança corporativa nas empresas

Saber quem deve participar de cada reunião, quem é responsável por aprovar determinado orçamento, resolver impasses entre sócios e decidir qual projeto iniciar são alguns dos principais desafios de uma empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação.

Em um mercado cada vez mais competitivo, acrescente a essa lista a busca constante por inovação, por formas de se diferenciar diante dos concorrentes e atrair mais investidores para o negócio.

É nesse cenário que a governança corporativa aparece como uma excelente forma de tornar as atividades da empresa mais ágeis, transparentes e autônomas e conquistar a confiança dos stakeholders. Saiba mais sobre esse modelo de gestão no post a seguir!

O que é governança corporativa?

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), governança corporativa é:

“o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Ou seja, esse é um modelo de gestão que tem como objetivo aumentar a qualidade das decisões e das práticas empresariais, além de aumentar a confiança dos stakeholders internos e externos.

Preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da empresa, facilitar o acesso a recursos, melhorar a qualidade da gestão, a longevidade do negócio e o bem comum são algumas das ações necessárias nesse sistema.

Para alcançar esses propósitos, alguns princípios básicos devem orientar a governança corporativa. São eles:

  • Transparência: desejo de disponibilizar informações para as partes interessadas ainda que não seja obrigada por leis ou regulamentos. Aqui inclui-se desde os dados de desempenho econômico-financeiro até fatores intangíveis que orientam a gerência e preservam o valor da organização;
  • Equidade: tratamento justo e igualitário de todos os sócios e stakeholders de acordo com seus direitos, deveres, interesses e necessidades;
  • Prestação de Contas (accountability): prestação de contas da atuação dos agentes de governança de modo claro, compreensível e no momento adequado com responsabilização por seus atos;
  • Responsabilidade Corporativa: cuidado com a viabilidade econômico-financeira da empresa em consideração aos capitais financeiro, intelectual, humano, social, ambiental etc, no curto, médio e longo prazos.

Esses princípios são indicados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o principal órgão de governança corporativa do Brasil. O IBGC atua desde 1995, tendo se tornado referência na área, em prol do desempenho sustentável, e incentiva mais transparência, justiça e responsabilidade entre os agentes da sociedade.

O Instituto trata de diferentes temas e experiências relacionados à governança corporativa por meio de cursos e eventos e oferece um Programa de Certificação na área. No Portal do Conhecimento criado pela instituição, você pode ter acesso a diversos materiais sobre o assunto.

Quais os benefícios da governança corporativa?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o conceito de governança corporativa, vamos apresentar os principais benefícios que esse modelo de gestão pode gerar para as empresas. Veja a seguir alguns deles.

Mais credibilidade diante dos investidores

Boas práticas de governança corporativa contribuem para o fortalecimento da imagem empresarial, além de transmitir maior segurança em relação à qualidade das informações que apresenta ao mercado.

Dessa forma, e com a maior precisão na precificação das ações, os riscos são menores e a empresa se torna uma alternativa viável de capitalização. A governança corporativa garante, ainda, o cumprimento de ações valorizadas no mercado, como transparência, sem esquecer da redução de custos.

Melhoria na relação entre os sócios

Como falamos no primeiro tópico, um dos princípios da governança corporativa é a equidade entre sócios e stakeholders. Compreender os direitos e obrigações de cada um e gerenciar a relação entre ambos são algumas ações necessárias para isso.

Esse modelo de gestão, portanto, auxilia na definição das regras societárias, o que resulta na diminuição de conflitos e divergências entre os sócios e torna o processo de tomada de decisões mais eficiente.

Aprimoramento dos processos gerenciais

Com a implementação de uma boa governança corporativa, a estrutura organizacional da empresa, assim como as atribuições e competências de cada área, são melhor definidas. Dessa forma, os processos de tomada de decisão se tornam mais rápidos e eficientes.

Além da clara definição de papéis ser importante para que isso aconteça, esse modelo de gestão proporciona ainda uma conscientização sobre a importância do planejamento estratégico e da gestão financeira. Isso também contribui para processos gerenciais mais eficazes com foco no aumento da qualidade e na redução de custos.

Fortalecimento da estrutura de capital

Um dos benefícios da governança corporativa para o setor financeiro das organizações é o fortalecimento da estrutura de capital do negócio. Princípios, como prestação de contas e responsabilidade, base desse modelo de gestão, fazem com que o planejamento estratégico e o orçamento da empresa ganhem a devida importância.

Com todos os membros focados no cumprimento dos planos de crescimento da empresa em curto, médio e longo prazos, e com maior gestão e controle de riscos é natural que a estrutura de capital do negócio se fortaleça.

Maior atração de grandes clientes

A boa prática de governança corporativa pode auxiliar as empresas na captação de novos clientes, principalmente no caso dos negócios B2B. Ao buscar fornecedores, uma das maiores preocupações das organizações é justamente a gestão, que pode gerar um grande risco de investimento.

Por isso, cada vez mais empresas, principalmente as maiores, querem conhecer as práticas dos seus fornecedores, se estão alinhados com normas e regulamentações, quais valores adotam, se seguem um código de ética, entre outras questões que são adotadas no modelo de gestão de governança corporativa.

Neste post, você descobriu o que é a governança corporativa, conheceu o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), principal órgão da área no Brasil, e aprendeu os benefícios que esse modelo de gestão pode gerar para as empresas.

Ao adotar os princípios que regem a governança corporativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade), as empresas podem contar com vantagens como aumento da credibilidade diante do mercado, melhor relacionamento entre os sócios, fortalecimento da estrutura de capital, aprimoramento dos processos gerenciais, atração de clientes e muito mais.

Agora que você sabe como a governança corporativa pode ajudar um negócio, descubra agora mesmo como fazer a empresa crescer de modo sustentável!