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Gestão de indicadores: quais são os principais indicadores de negócio?

O uso de indicadores para medir o desempenho de uma empresa tem sido o grande aliado da gestão estratégica. Antes, bastava saber o quanto de valor havia sido investido (em equipamentos, funcionário etc) e calcular a diferença desse montante sobre os lucros auferidos.

Hoje em dia o cenário é bem diferente. Para uma gestão que reverta valor estratégico para os negócios, é preciso adotar indicadores de desempenho, de modo a obter o máximo de informações para uma tomada de decisão mais embasada em dados.

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (do inglês, Key Performance Indicator), são dados que permitem representar o desempenho das operações da empresa em um determinado período. Ficou curioso sobre a gestão de indicadores e quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o post!

Afinal, o que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho funcionam como uma bússola, direcionando a empresa para o melhor caminho a ser seguido e para a tomada de decisões acertadas. Diferentemente do que se pensa, os KPIs não significam metas, mas sim a forma como elas serão alcançadas.

Por exemplo, uma empresa de call center pode utilizar diferentes indicadores de desempenho para calcular a produtividade da sua equipe, como a “quantidade de chamadas atendidas por hora” e a “qualidade dos atendimentos”.

Nota-se, portanto, que a escolha de qual indicador de desempenho utilizar está atrelada aos objetivos da organização. Enquanto uma deseja saber a qualidade de atendimentos ou número de ligações realizadas, outra pode optar oferecer menores preços sem, necessariamente, a máxima qualidade.

5 indicadores de desempenho que você precisa conhecer

São tantos dados e informações produzidos diariamente por uma empresa que fica difícil ter uma visão ampla do que está acontecendo e quais medidas precisam ser tomadas para um melhor alcance de resultados. E são os indicadores de desempenho que possibilitam uma maior compreensão desses aspectos.

Mesmo que um dos indicadores não apresente um resultado satisfatório, é preciso que a informação seja analisada em conjunto com outros indicadores, de modo a verificar os dados como um todo e não de forma isolada.

Por esse motivo, o acompanhamento dos indicadores de desempenho se torna tão importante. Caso algum problema seja verificado, é possível aplicar soluções com antecedência e evitar anormalidades maiores.

Vejamos 5 indicadores de desempenho que fornecem uma série de informações sobre a saúde financeira de uma empresa. Acompanhe:

1. Margem Bruta

A margem bruta, assim como a margem líquida e de contribuição, mede a rentabilidade de um negócio, ou seja, o percentual de lucro que a empresa ganha sobre cada venda. Por exemplo, digamos que sua empresa vende roupas e cada item é vendido a R$ 60, mas o custo de produção é de R$ 40, o lucro obtido é de apenas R$ 20.

A margem bruta é um importante indicador de desempenho que possibilita conhecer a estratégia de vendas. Aqui, é importante ressaltar que caso algum produto tenha uma margem bruta muito abaixo do esperado, é preciso rever a estratégia.

Vale destacar que uma margem bruta inferior não significa necessariamente que seja necessário rever os processos. Dependendo da estratégia estabelecida, o empreendedor pode abrir mão da margem bruta para ganhar volume de vendas ou abrir novos canais, por exemplo.

Outra informação importante sobre a margem bruta é que ela deve ser sempre considerada na hora de estabelecer o preço de venda. A fórmula para calcular esse indicador é a seguinte:

Margem bruta: lucro bruto/receita total X 100

É importante destacar que lucro é diferente de margem bruta. Ou seja, lucro é a receita auferida em cada venda depois de descontados todos os custos envolvidos apenas na produção e comercialização do produto. Desconsidera-se os custos administrativos, impostos etc.

Vejamos um exemplo:

Digamos que uma empresa tem um faturamento anual de R$ 50.000,00. No processo de produção são gastos R$ 8.000,00 de matéria-prima, R$ 4.000,00 de frete e R$ 3.000,00 para o armazenamento. O lucro bruto seria R$ 35.000,00.

Aplicando a fórmula:

Margem bruta: R$ 35.000/R$ R$ 50.000 X 100 = 70% de margem bruta

2. Ticket médio

É um indicador que mostra o quanto cada cliente gasta em compras. Esse indicador é de extrema importância, já que a partir dele é possível estabelecer estratégia de vendas e obter uma lucratividade maior.

O cálculo é bastante simples, sendo realizada a soma das vendas e dividido o valor pelo número de clientes que fizeram essas compras. Por exemplo, em determinado dia foram vendidos R$ 8.000,00. Esse valor representa a compra de 45 clientes. Logo, R$ 177,78 é o ticket médio desse dia de vendas. Mas o que significa esse dado?

Sabendo qual valor do ticket médio, é possível avaliar o que os clientes estão comprando e, assim, estabelecer estratégias que possam estimular mais as vendas dos produtos preferidos. Além de chamar a atenção para outros itens que não estavam previstos para aquisição.

3. Retorno sobre o Investimento (ROI)

ROI, sigla para Return on Investment, ou, em português, Retorno sobre o Investimento, é um indicador que permite que o gestor saiba o quanto de dinheiro foi investido e o quanto a empresa ganhou ou perdeu com as aplicações feitas.

Por meio do ROI é possível saber quais investimentos dão um bom retorno e otimizar aqueles que já estão funcionando com bons resultados.

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em:

ROI: Receita – Custo/Custo

Em um exemplo meramente ilustrativo, digamos que uma empresa tenha investido R$ 50.000,00 e seus ganhos tenham sido de R$ 100.000. Utilizando a fórmula acima:

ROI: R$ 100.000-50.000/50.000

ROI: 1

Ou, multiplicando o resultado por 100 obtém-se a porcentagem de 100% de retorno.

4. Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica que mensura a saúde financeira de um negócio, levando em consideração a soma de todos os investimentos realizados, por exemplo, em Vendas e Marketing, para converter possíveis prospects a se tornar clientes. Esse valor é dividido pelo número de clientes conquistado em determinado período. Ficou complicado? Vejamos um exemplo!

Uma empresa realizou um investimento de R$ 20.000 em um mês para a aquisição de clientes e, com isso, obteve 20 novos usuários. Dividindo os valores, o CAC será de R$ 1.000,00.

O Custo de Aquisição de Clientes deve ser calculado mês a mês, devendo ser levada em consideração:

  • o período que se deseja calcular o CAC;
  • as despesas envolvidas de marketing no período;
  • as despesas de vendas no período;
  • os clientes obtidos no período.

5. Lucratividade

O indicador de lucratividade é uma importante métrica que possibilita avaliar o desempenho dos negócios. Isso porque ele apresenta a eficiência operacional obtida em percentual. E demonstra qual o ganho que a empresa consegue gerar a partir das suas atividades.

Por meio da lucratividade, o gestor consegue saber se vale a pena ou não continuar com o projeto. Por exemplo, se a empresa tem uma lucratividade de 16%, isso significa que, de cada R$ 100 vendidos, R$ 16 correspondem ao lucro — depois de descontados todas as despesas e impostos.

Como fazer gestão de indicadores de forma eficiente?

Investir em ferramentas de gestão de indicadores, como um software de gestão orçamentária, é a melhor solução para tornar a empresa mais competitiva e investir de forma inteligente nas atividades e/ou produtos estratégicos do negócio.

Quando as decisões são tomadas com base em dados, reduz-se significativamente as chances de erros e falhas nas operações, além do gestor passar a ter em mãos informações necessárias para aproveitar as oportunidades de mercado, sem medo de arriscar demais.

Por meio de indicadores de desempenho a gestão passa a ser mais eficiente, uma vez que tem como base dados concretos, coletados e analisados por ferramentas confiáveis. A partir deles, o gestor tem mais segurança na avaliação das atividades e, se julgar necessário correções, tem mais agilidade para propor ajustes que se façam obrigatórios.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a gestão de indicadores ou tem alguma sugestão e/ou crítica sobre o artigo, deixe seu comentário. Esperamos sua contribuição!