por

Conheça as áreas de atuação de um consultor de gestão

Um bom consultor de gestão é altamente valorizado no mercado. Logo, é muito bem remunerado também, já que é o responsável por alavancar resultados, aumentar os ganhos e trazer diferencial competitivo para as empresas que o contratam.

Essa carreira é bastante flexível, pois as áreas de atuação de uma consultoria empresarial são amplas e abrangem todos os setores de uma empresa. Economia e finanças, estratégia empresarial, gestão da produção, gestão da qualidade e vendas e CRM são algumas das especialidades que o consultor pode ter, além de gestão de projetos, gestão de pessoas e gestão ambiental.

Neste artigo, você vai descobrir o que é o serviço de consultoria e as vantagens de tornar-se um consultor de gestão. Preparado? Vamos começar!

O que é o serviço de consultoria?

Consultoria empresarial é um serviço especializado, prestado por um consultor de gestão com vasta experiência nas áreas em que têm domínio e conhecimento. Esse serviço atende ao mercado consumidor, que necessita de soluções em finanças, vendas, produção, tecnologia da informação, projetos, estratégia e gestão de pessoas.

Cada área tem uma metodologia de trabalho, que deve ser aplicada após entender as necessidades do cliente por meio de um bom briefing, gerando uma proposta técnica adequada.

Um consultor deve ter excelente comunicação, liderança, bom relacionamento interpessoal, criatividade e inovação, ser organizado e focado em resultados. Outra habilidade importante para o bom desempenho da função é planejamento, além de profundo conhecimento do serviço que está oferecendo.

O profissional também precisa ficar atento a pontos importantes no desenvolvimento dos trabalhos, como:

  • Quais serão as responsabilidades do cliente e do consultor na realização das atividades?
  • Como as atividades vão ser solicitadas pela consultoria: verbalmente, por e-mail ou plano de ação?
  • Como a prestação de contas ao cliente vai ser feita: reunião com a diretoria para demonstrar as fases e etapas do projeto ou por relatórios?
  • Qual será o ganho do cliente, quais resultados vão ser gerados com o trabalho da consultoria?

Por que ser consultor no mercado de trabalho atual?

Ser consultor de gestão tem se tornado uma excelente oportunidade profissional, por isso várias pessoas têm investido em qualificação para exercer essa atividade.

Quem trabalha como consultor está diante de algumas vantagens, como velocidade de aprendizado, rotina dinâmica e grande leque de oportunidades.

Por circular e se relacionar com diversas áreas e níveis hierárquicos da empresa, um consultor tem oportunidades incríveis de crescimento pessoal.

A facilidade de assimilar ideias e conteúdos mais rapidamente é uma delas, pois a dinâmica da carreira exige que o profissional esteja sempre estudando. Logo, ao adquirir mais conhecimento para aplicar em seus projetos, obtém mais experiência e melhores resultados.

Sem falar que tem sempre algo diferente para fazer: novos desafios, outras metas. Assim, não há tédio, pois não executa sempre a mesma tarefa.

E mais, um consultor qualificado nunca fica sem trabalho, pois sempre há processos para serem melhorados, resultados para alavancar e ganhos para aumentar. Isso porque toda empresa, independentemente do setor, tem necessidade de melhorar os processos, o que implica mais oportunidades para o consultor.

Em quais áreas um consultor de gestão pode atuar?

Apesar de os projetos de consultoria empresarial serem pensados de acordo com as necessidades de cada cliente, existem abordagens básicas em cada área de atuação da empresa.

A seguir, relacionamos 9 modalidades para que você entenda o que a consultoria faz e possa oferecer o melhor resultado:

1. Controladoria estratégica

O consultor dessa área é responsável por estruturar a controladoria, adotando um processo de planejamento e controle de informações estratégicas para favorecer a tomada de decisões com base em fatos e dados. Isso agiliza o trabalho dos gestores e diversos níveis hierárquicos da organização.

Cabe a ele, também, revisar os controles internos, gerar indicadores de desempenho e adequar as ferramentas de informação para o desenvolvimento do planejamento estratégico e da avaliação de performance da empresa.

Em suma, o objetivo é manter o negócio competitivo, unindo produtividade e eficiência à alta lucratividade.

2. Gestão comercial

A partir de um diagnóstico da rotina da corporação, o consultor propõe estratégias e táticas de vendas para melhorar a posição competitiva do negócio, promovendo um conjunto de ações capaz de modificar o rumo atual, como criar condições ideais para aumentar as vendas, por exemplo.

Para maximizar o volume de vendas, são feitos estudos de mercado e suas principais tendências. Também é avaliada a evolução das necessidades e preferências dos clientes.

Tem que ser dada atenção ao benchmarking e políticas de marketing e vendas desenvolvidas pelos concorrentes e à revisão das políticas e processos de vendas e programas de mobilização e motivação de equipes.

3. Gestão da excelência

A consultoria promove um processo de sensibilização, capacitação, autoavaliação e identificação do plano de melhorias e acompanhamento do desempenho da gestão, para que esta tenha mais eficiência.

Esse trabalho é feito de acordo com o conceito de excelência em gestão, ou seja, um conjunto de princípios e valores que são incorporados e internalizados por uma organização, praticado com seus públicos interno e externo em todos os níveis de funcionamento e atuação.

4. Gestão da informação

Aqui, o especialista tem como prioridade a construção de uma gestão eficaz de processo e da inteligência da informação, ajudando a definir metas e destaques de atuação, além de conduzir processos de transformação que possibilitem grandes desempenhos e práticas para criar uma cultura de melhoria contínua.

5. Gestão da produção

Nesse modelo de consultoria, o objetivo é adotar estratégias para entregar o produto certo, dentro das especificações estabelecidas e solicitadas pelo cliente, no local certo, no tempo desejado e a um custo adequado.

Portanto, apoia a construção de modelos que incrementam os níveis de produtividade, eficiência e maximização dos resultados operacionais, sempre levando em consideração o modelo e os recursos apropriados para a administração da produção.

6. Gestão da qualidade

A implementação de um sistema de gestão da qualidade recebe diversas denominações: Consultoria de Qualidade, Consultoria ISO9001, Consultoria ISO14001, Consultoria Ambiental, Controle da Qualidade, Garantia da Qualidade, Gestão da Qualidade Total, Gestão Participativa.

Essa modalidade utiliza ferramentas da Qualidade para desenvolver melhorias contínuas por meio de metodologias de trabalho aplicadas à construção de modelos que aumentem a competitividade e sustentabilidade, melhorando a gestão da organização.

7. Gestão de pessoas

São as pessoas que estabelecem e executam as estratégias e os processos da organização e são elas que contribuem para alcançar os objetivos desejados. Logo, questões como remuneração, motivação e planos de carreira devem ser revistos constantemente. O mesmo vale para fatores corporativos: processos de sucessão, fusões e aquisições, além da dinâmica de governança corporativa.

Ajudar a encontrar as respostas corretas para as perguntas abaixo é uma das atribuições do consultor dessa área:

  • Quais as competências individuais necessárias para o sucesso de suas estratégias corporativas?
  • Como sua organização tem valorizado as pessoas que colaboram com a execução das estratégias que levam ao desempenho planejado?
  • De que forma seu ambiente organizacional está considerando critérios como bem-estar, motivação e educação corporativa?

8. Gestão financeira

O consultor financeiro propõe desenvolvimento, readequação e implementação de ferramentas de apoio à tomada de decisão — adequados ao tamanho e capacidade da empresa de gerir informações do negócio.

Age conjuntamente e de maneira proativa para sanar as dificuldades do gestor, ou do administrador financeiro, em obter as informações que deseja para tomar a decisão certa, na hora certa.

9. Planejamento estratégico

Os especialistas dessa área atuam para desenvolver estratégias e planos com objetivo de tornar real a visão da organização, o que implica decisões de articulação e sistematização de ideias, recursos e pessoas, traduzindo os compromissos de longo prazo com clientes, colaboradores, acionistas e proprietários.

Seu trabalho envolve integração entre formulação, execução e gestão estratégica, incorporando treinamento, implementação e acompanhamento no processo de planejamento estratégico.

Neste artigo, você aprendeu o que faz e por que um consultor de gestão é tão valorizado pelo mundo dos negócios. Também descobriu que há inúmeras áreas nas quais ele pode trabalhar. Agora, saiba qual a diferença entre chefe, líder, gerente, supervisor e coordenador na estrutura organizacional.

Bom trabalho e sucesso!