por

Como garantir a escalabilidade no negócio do seu cliente?

O termo negócio escalável ganhou força com a chegada das startups e a escalabilidade no negócio passou a ser desejada por todas as empresas. Um modelo de negócio escalável tem a capacidade de aumentar o faturamento sem precisar elevar os custos. Isso significa que as despesas com produção, escritório e mão de obra, por exemplo, não crescem na mesma proporção das receitas.

Porém, ser escalável não significa ser automaticamente bem-sucedido. Por isso, o processo de criação ou transformação deve ser muito bem estruturado e os resultados devem ser acompanhados.

Este artigo mostrará como garantir a escalabilidade no negócio do cliente e contribuir para o sucesso dos seus projetos!

O que significa ter escalabilidade no negócio?

Um negócio escalável apresenta potencial de expansão (preferencialmente sem limites). Geralmente, para ser escalável, o modelo da empresa deve apresentar três características — ser ensinável, valioso e replicável — que serão apresentadas a seguir.

Ser ensinável

Conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outro funcionário é sinal de escalabilidade. Isso permite que a empresa tenha maleabilidade e possa se expandir de acordo com o planejamento realizado.

Ser valioso

O segredo está no valor que o consumidor vê no preço que paga por determinado produto ou serviço, ou seja, o ativo intangível da empresa. Quanto maior o valor que isso possui, mais alto pode ser o preço que a empresa cobra dele.

Ser replicável

O fato do processo ser reproduzido e gerar receita recorrente é mais uma prova de escalabilidade. Isso indica que seu modelo de produção funciona e que há mercado para expansão.

Como transformar uma ideia em um negócio escalável?

Uma boa escalabilidade no negócio pode se tornar inviável ao longo do tempo. Portanto, é fundamental manter o controle sobre o processo de maneira que seja possível garantir a sua continuidade.

Por outro lado, alguns negócios não são escaláveis, pois vão precisar de mais estrutura para atender mais pessoas.

Ainda assim, esse tipo de empreendimento consegue se transformar. Para isso, precisa adotar algumas medidas fundamentais ao crescimento sustentável do negócio.

Para escalonar um empreendimento, pense em maneiras de uniformizar os processos, reduzir a dependência da mão de obra e simplificar os serviços ou produtos oferecidos. Além de criar estratégias para manter o fluxo de trabalho para não prejudicar os negócios durante a transição.

Um consultor certamente vai se deparar com projetos que têm como objetivo garantir escalabilidade. Para concluir com êxito esse desafio, deve estar atento às dicas relacionadas neste artigo.

Analisar profundamente o negócio

Para transformar uma empresa em escalável, é preciso entender profundamente seus principais indicadores: custo de aquisição de cliente e custo de produção.

Se o custo de aquisição de cliente aumenta junto com a escala ou se o custo de produção também aumenta, o negócio não é escalável no momento.

Então, é preciso analisar em qual situação de mercado o empreendimento está inserido e a capacidade de investimento para modificar a estrutura.

O ideal é monitorar os indicadores de perto. Aproveite para obter relatórios e cruzar dados importantes que podem trazer melhorias para a organização.

Pensar em modelos de negócio escalável

No caso de uma padaria, é possível fazer uma mudança no modelo de negócios para transformá-la em escalável. Uma opção é abrir franquias, permitindo que a empresa expanda sua capacidade de atendimento sem precisar ampliar a estrutura, pois as responsabilidades são do franqueador.

Outra alternativa para a mudança de negócio é utilizar o conhecimento de mercado para educar outros empreendedores por meio de cursos por demanda, por exemplo.

O recomendado é pensar em formas de gerar rendas passivamente ou com o mínimo de esforço contínuo, levando ao resultado desejado.

Capacitar os colaboradores

Uma das características de negócios escaláveis é poder ser ensinado. Logo, investir em treinamento adequado para novos colaboradores é essencial para garantir o padrão de qualidade da empresa.

Para isso, a organização deve identificar a melhor forma de repassar esse conhecimentoFuncionários mais experientes podem ficar responsáveis pelo treinamento já que conhecem as dificuldades de aprendizado.

Além disso, oferecer materiais que podem ser consultados pelos profissionais em casos de dúvidas ajuda a criar uma cultura organizacional focada em inovação, ainda que haja rotatividade de pessoal.

Essas práticas refletem em um ambiente de inovação para a empresa, permitindo o seu desenvolvimento contínuo.

Mapear e padronizar processos

A tecnologia é uma grande aliada nessa etapa, pois além de diminuir custos, aumenta a produtividade e permite que as tarefas sejam repetidas de maneira mais simples. Então, vale a pena começar a investir em tecnologia para automatizar funções.

Para isso, a companhia deve identificar todos os processos envolvidos nas operações da empresa e então simplificar os procedimentos com a desburocratização e algumas mudanças no fluxo de trabalho. Ao identificar as necessidades de cada setor, os recursos investidos são personalizados de acordo com a realidade da organização.

O uso de um software especializado permite que a gestão e os métodos produtivos possam ser aprimorados, diminuindo o tempo para concretização do processo de escalabilidade no negócio e contribuindo para uma estrutura mais enxuta e menos custosa.

Buscar um diferencial de mercado

Uma característica importante de escalabilidade no negócio é a capacidade de oferecer um produto que seja valioso para o consumidor. A empresa deve encontrar um produto que satisfaça a real necessidade do mercado no qual está inserida (identificar o seu product market fit).

Esse processo é desenvolvido a partir de múltiplos testes e pode levar meses. Assim, a empresa desenvolve um protótipo do produto, lança-o no mercado e depois estuda a resposta dos consumidores. A partir disso, são feitas adequações necessárias até alcançar o modelo ideal.

Estudar a possibilidade de replicação

Estudar a possibilidade de replicação é outro fator da escalabilidade. Para isso, é necessário estipular como o produto vai ser produzido e distribuído em massa.

A companhia precisa verificar se seu produto ou serviço é adequado para o modelo de negócio escalável e se tem condições de atender a demanda com eficiência, agilidade e baixo custo.

Direcionar a tomada de decisão baseada em informações reais

Cercar-se de informações relevantes para a tomada de decisões é fundamental para que a empresa obtenha um crescimento sustentável. Sobretudo quando se trata de gestão financeira.

Acompanhar os relatórios de Contas a Pagar, Contas a Receber, Fluxo de Caixa, Necessidade de Capital de Giro, Aplicação e Captação de Recursos, Crédito e Cobrança, entre outros itens econômicos é de extrema importância para atingir os resultados propostos.

Além disso, o consultor deve identificar o estágio de maturidade da gestão orçamentária, gerir adequadamente os dados coletados para auxiliar os gestores em suas decisões e alterar a rota, quando necessário.

Sabemos que preparar uma empresa para crescer de modo sustentável não é uma tarefa fácil, pois envolve muitas variáveis que devem ser analisadas e aplicadas com bastante cuidado, sempre de acordo com a realidade e com o mercado no qual a empresa atua.

Assim, fica bem mais fácil a elaboração e a consulta do planejamento orçamentário no tocante aos ganhos e custos atuais e futuros dos negócios ao longo do tempo. Afinal, com um software, sua empresa tem várias vantagens e garantias na execução de diversas funcionalidades indispensáveis à gestão.

E agora? Quer conhecer melhor nosso sistema de automação para execução de um planejamento orçamentário mais rápido e sem erros? Então entre em contato conosco para saber mais!

Fique tranquilo! Com as dicas deste artigo vai ser mais fácil garantir a escalabilidade no negócio ao atingir um crescimento contínuo e muito bem embasado.

Que tal seguir nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro do que acontece no mundo dos negócios? Nós, da Treasy, estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube!