por

Como calcular a capacidade produtiva? Entenda agora mesmo!

Que um bom planejamento é importante para o crescimento de toda empresa, não é novidade. Mas é normal que ao longo do tempo algumas mudanças necessitem ser realizadas para acompanhar as tendências de mercado. Nesse sentido, saber como calcular a capacidade produtiva é, sem dúvida, um passo essencial para evitar surpresas desagradáveis.

O planejamento deve ser elaborado conforme as expectativas que a empresa tem em relação ao seu crescimento futuro. Isso significa que, durante a fase de execução, uma série de fatores podem alterar aquilo que foi planejado, por exemplo, os consumidores podem mudar sua opinião sobre o que querem comprar, máquinas podem quebrar etc.

É aí que entra o cálculo da capacidade produtiva, o qual é considerado uma forma eficiente de lidar com as variações e que possibilita alterar, em curto prazo, o planejamento. Para esclarecer melhor o assunto, continue a leitura e saiba mais!

O que é capacidade produtiva?

Quando o assunto é planejar a capacidade produtiva, é fundamental que o gestor tenha em mãos informações que possam levar a uma tomada de decisão correta, a fim de que o dimensionamento do estoque não signifique custos desnecessários, perdas de produtos ou mesmo obsolescência.

O cálculo da capacidade produtiva nada mais é que saber o volume máximo que deve ser produzido. Ou seja, é a quantidade máxima de operações que uma empresa consegue realizar dentro de um espaço de tempo e em condições normais de trabalho.

Por exemplo, se uma empresa tem em sua linha produtiva 10 funcionários que trabalham 8 horas por dia e realizam 15 montagens por hora e por empregado, a capacidade produtiva desse setor será de 1200 montagens por dia (10 funcionários/dia x 8 horas por dia x 15 montagens por hora e por funcionários).

É importante destacar que há muitos fatores que podem alterar a capacidade produtiva, como:

  • instalações: o espaço das instalações pode limitar expansões ou mesmo impossibilitar que a empresa aumente a capacidade;
  • layout: pode influenciar diretamente na capacidade, podendo aumentá-la ou reduzi-la;
  • fatores ambientais: problemas de iluminação, ruído e aquecimento podem comprometer a capacidade, podendo ocasionar fadiga e outros problemas;
  • diversidade de produtos: a diversificação reduz a capacidade, já que impossibilita a empresa de criar métodos de padronização, isso aumenta o tempo de operação e reduz a capacidade. Produtos uniformes não exigem constantes preparações das máquinas. No entanto, muitas empresas já contam com estratégias de setup (trocas rápidas), o que ajuda na otimização do tempo, mantendo um bom nível de desempenho;
  • automatização: dependendo do tipo de processo e a falta de um aparato tecnológico, a capacidade produtiva pode ser reduzida ou elevada;
  • fatores humanos: o treinamento e a capacitação aumentam a capacidade produtiva. Isso porque ele representa o capital humano da organização;
  • fatores operacionais: tais fatores podem impactar na produtividade. Por exemplo, equipamentos mais lentos podem comprometer a velocidade do processo, causando gargalos operacionais e reduzindo a capacidade.

Qual é a importância do cálculo da capacidade produtiva?

A primeira grande vantagem que as empresas percebem ao realizar esse cálculo é o aumento da eficiência produtiva.

Com as informações de demanda do mercado e as orientações de planejamento das operações, a equipe passa a saber exatamente o que fazer, como fazer e em que tempo deve ser realizado, aumentando, assim, a produtividade.

Um outro quesito de extrema importância é a redução dos custos. Isso porque a empresa se torna detentora de uma série de informações sobre as demandas do mercado e como supri-la, não gastando com produtos desnecessários.

Sistemas de gestão fazem com que os processos produtivos funcionem da maneira mais otimizada e integrada aos outros processos organizacionais fundamentais.

Por exemplo, a integração com o departamento de vendas possibilita saber qual a necessidade de produção conforme a demanda. Já a integração com a área de Recursos Humanos ajuda a avaliar e dimensionar a quantidade de pessoas necessárias para a execução dos processos.

Aliar um sistema de gestão aos cálculos da capacidade produtiva auxilia o gestor a entender melhor a situação do seu negócio, integrando processos, analisando cenários e acompanhando em tempo real as oscilações de mercado para um processo de decisão efetivo, conforme a capacidade produtiva.

Como definir a capacidade produtiva do seu negócio?

Toda empresa, independentemente do ramo de atuação, precisa calcular a capacidade produtiva com base nas unidades de produção realizadas ao longo de determinado período. Ou seja, é preciso saber quantos itens é possível produzir em determinada hora, turnos ou meses. Vejamos como definir a capacidade produtiva do seu negócio.

Produção por tempo

O primeiro passo no processo de cálculo da capacidade produtiva é identificar quantas unidades são produzidas em um determinado período.

Em geral, produtos uniformes, pequenos e de produção rápida podem ser calculados em minutos. Já uma produção diversificada, com itens maiores, pode levar um tempo maior.

Tempo produtivo

Após a quantificação das unidades produzidas é preciso multiplicá-las pelo tempo de trabalho, o qual, em média, é de 8 horas diárias.

Se a capacidade produtiva for de 50 unidades por hora trabalhada, por exemplo, a produção realizada será de 400 unidades por dia. A partir desse parâmetro, já é possível verificar se a produção está sendo alcançada no seu máximo ou abaixo do esperado.

Vale destacar que também é possível verificar se todos os recursos investidos estão sendo empregados de forma correta e com máximo aproveitamento.

Interrupções de processos produtivos

Dificilmente uma empresa mantém seus processos em execução sem qualquer tipo de interrupção. Por isso, é importante avaliar o tempo de trabalho diário que não é revertido em produtividade.

Tempo de parada dos equipamentos por falha, intervalos dos funcionários, manutenções agendadas, defeitos inesperados, paradas por falta de insumos, enfim, é preciso ter uma média do período das interrupções para agregar ao cálculo da capacidade produtiva.

Calculando a eficiência

Essa é a etapa final para saber se realmente a empresa tem uma produção eficiente e se os recursos disponíveis estão sendo utilizados para a máxima produção. O cálculo é simples: basta dividir a produtividade realizada (produção real — considerando as perdas não planejadas) pela produtividade efetiva (produtividade obtida no final do período estabelecido, deduzindo as perdas calculadas).

Por exemplo:

  • produção por hora de trabalho: 50;
  • turno: 8 horas;
  • produtividade disponível: 400/dia;
  • perdas programadas: 1 hora/dia = 30 unidades;
  • perdas não programadas: 1 hora/dia = 10 unidades;
  • produtividade efetiva: 370 unidades/dia;
  • produtividade realizada: 360 unidades/dia
  • eficiência real: 1 (quanto mais próxima de 1, melhor será a produtividade).

Como aumentar a capacidade produtiva de uma empresa?

O planejamento e o controle da produtividade são fatores essenciais para manter uma capacidade produtiva máxima, sendo capaz de atender a demanda. Para alcançar tal objetivo, é preciso colocar em prática algumas dicas. A seguir, listamos as principais. Acompanhe!

Manter os funcionários nas suas respetivas funções

Para uma capacidade produtiva eficiente e que agrega valor às operações é preciso investir em mão de obra qualificada e com know how para realizar as atividades que são destinadas para a execução.

Manter funcionários trabalhando em diversas funções é o grande erro de muitos gestores. Isso porque o seu máximo desempenho é reduzido e o tempo para a execução de tais tarefas é elevado, impactando diretamente na sua produtividade e máxima eficiência.

Ter foco produtivo

Quais são os produtos de maior demanda? Quais insumos precisam ser adquiridos? Qual a quantidade requerida para atender esta demanda? É preciso ter foco na linha de produção para saber exatamente o que pode ser melhorado e o que precisa de maiores investimentos.

Manter a produção em itens que não oferecem uma boa lucratividade ou que geram custos produtivos excedentes é a consequência da falta de planejamento da capacidade produtiva. Sendo assim, é preciso entender qual a máxima produção que a empresa pode chegar e ter foco para atender o mercado nas suas exigências.

Realizar um excelente controle de estoque

O estoque é o setor de maior valor dentro de uma empresa. Por isso, seu controle se torna tão importante. Por meio dele é possível saber se é necessário adquirir mais insumos, quanto está sendo utilizado para manter a produção e quais itens estão estagnados e obsoletos por falta de demanda.

Estoque parado significa maiores custos e perda de dinheiro. Quanto mais controle e monitorado for essa parte da empresa, maiores serão as chances de driblar a concorrência e aproveitar ao máximo a capacidade produtiva da organização.

Calcular a capacidade produtiva é um diferencial de mercado. O empreendedor precisa saber quais são os gargalos do seu negócio para, então, buscar soluções que possam maximizar seus resultados, utilizando o mínimo de recursos disponíveis com o máximo aproveitamento possível.

Agora que você já sabe o que é e como calcular a capacidade produtiva de uma empresa, assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail nossos conteúdos.