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Como e quando fazer um plano de expansão de uma empresa?

Embora cada companhia tenha uma série de determinações para saber quando pode ser o melhor momento para se investir no aumento da produção ou das vendas, a elaboração de um planejamento orçamentário é indispensável em qualquer modelo do negócio. Isso porque o plano de expansão de uma empresa bem delineado viabiliza a definição e cumprimento das metas para que a ascensão seja, de fato, bem-sucedida.

Assim, além de apontar objetivamente como os resultados serão alcançados, a implantação de um planejamento estruturado possibilita igualmente identificar quais são os principais gargalos presentes nos processos de produção e venda.

Nesse sentido, essas barreiras conseguem ser gradativamente eliminadas, refletindo no aumento da produção e do lucro. Mas, você sabe como identificar o momento ideal para a expansão da empresa e como o planejamento orçamentário pode ser realizado? Continue a leitura para se atualizar sobre o assunto.

Quando é o momento certo para expandir o negócio?

Definir o momento ideal de crescimento de qualquer tipo de negócio está condicionado a um conjunto de indagações que precisam ser feitas pelo profissional de controladoria de gestão antes de dar início ao planejamento. A seguir, conheça alguns dos aspectos mais relevantes que devem ser avaliados.

Indicadores de desempenho

O ponto de partida é a realização de uma análise minuciosa sobre a atuação da empresa no mercado. Apenas mediante a obtenção de índices de desempenho positivos e otimistas é aconselhável apostar em investimentos de expansão do negócio.

Afinal, o crescimento está diretamente vinculado ao dispêndio em custos iniciais e em despesas contínuas após a aquisição do novo maquinário, abertura de filial, contratação de novos colaboradores e qualquer outra medida expansionista. Portanto, é preciso que a empresa esteja financeiramente estabilizada para arcar com esses gastos sem dificuldades.

Para isso, os indicadores de desempenho (Key Performance Indicator) permitem que consultores de gestão possam avaliar com precisão as nuances de cada cenário empresarial, na medida em que tais dados apresentem métricas exatas sobre as finanças e o orçamento de cada companhia consultada ao longo do tempo.

Fluxo de caixa

O índice positivo ou negativo de entrada e saída do capital é, precipuamente, o que define a saúde financeira e prosperidade de qualquer modelo de negócio. Nesse sentido, caso os gastos com matéria-prima e folha de pagamento, por exemplo, sejam maiores que os pagamentos recebidos pelos serviços prestados, não há lucratividade e, dessa forma, também não há fundos suficientes para investir na expansão.

Para que o crescimento seja viável, os fluxos de caixa precisam estar equilibrados, de modo que o saldo de diferença entre as entradas e saídas de capital seja positivo — o que geralmente acontece em empresas com baixo índice de inadimplência pela clientela.

Tudo isso pode ser analisado por meio, por exemplo, dos Demonstrativos de Fluxo de Caixa (DFC). Por isso, desde que constatada uma fluidez estável do caixa, é, desse modo, coerente a adoção de planos expansionistas.

Maturidade do negócio

Outra indagação relevante diz respeito ao nível de estabilidade do negócio perante o mercado. Logo, compreender o posicionamento mercadológico da marca é um dos primeiros pontos à apuração. A forma como o público-alvo reconhece os produtos e serviços disponibilizados pela companhia, como substituíveis ou não, diz muito sobre sua maturidade.

Por esse motivo, caso a empresa ainda não detenha uma marca difundida e pouco relevante, a princípio, é mais interessante que o investimento esteja direcionado ao marketing dos produtos e serviços.

A partir disso, após uma difusão mais positiva de sua imagem, os planos de expansão, muito provavelmente, seguirão como próximos passos a serem dados.

Como desenvolver um plano de expansão de uma empresa?

Imagine que seja constatado, então, o momento ideal para apostar em investimentos de expansão da empresa consultada. A etapa seguinte deve-se pautar no desenvolvimento de um plano estratégico robusto e executável de crescimento.

Independentemente se o planejamento abarca a abertura de uma filial ou a simples contratação de um novo colaborador, o planejamento deve ser traçado em detalhes, a fim de que custos, reservas e projeções de lucro sejam claramente definidos. Confira os principais pontos a serem considerados nessa etapa!

Trace todos os custos de investimento

É inegável: o crescimento do negócio está atrelado à viabilidade da empresa no despendimento de uma variedade de gastos iniciais, que serão maiores ou menores, conforme o objetivo proposto.

Por esse motivo, um bom planejamento começa com a avaliação de todos os custos necessários à ascensão. Assim, caso seja definida a expansão produtiva como meta final, todas as despesas antecessoras para o seu alcance devem ser devidamente consideradas, como novas folhas de pagamento, aumento do estoque, locação de novos espaços etc.

Essas despesas operacionais (OPEX), bem como as despesas de capitais (CAPEX), precisam estar milimetricamente delimitadas, visto que elas definirão a executabilidade ou não do projeto. Para isso, tais apurações podem ser realizadas mediante o uso de indicadores, como o Retorno sobre o Investimento (ROI) e o Tempo de Retorno do Investimento (payback).

Identifique quais serão as fontes de financiamento

A expansão do negócio também está condicionada aos meios pelos quais se obterá o capital necessário para investimento. Nesse sentido, somente de acordo com o contexto empresarial (disponibilidade de recursos, OPEX, CAPEX etc) será possível identificar qual ou quais serão as fontes de financiamento.

Genericamente, existem duas modalidades: (1) capital próprio, advindo dos lucros obtidos pela empresa investidora, e (2) capital de terceiros, comumente concedidos mediante empréstimos e financiamentos a curto, médio ou longo prazo. A melhor escolha é feita caso a caso.

Aposte em um software de gestão financeira

A verdade é que a análise da evolução financeira e produtiva dos negócios não é uma das tarefas mais fáceis para um bom plano de expansão. Afinal, além do Desempenho do Fluxo de Caixa, existem outros tantos índices performáticos que precisam ser considerados para que a decisão de crescimento da empresa e o planejamento de gestão sejam realizados sem arrependimentos ou prejuízos.

Por isso, a elaboração detalhada do planejamento estratégico é uma etapa crucial, que exige grande atenção em razão da qualidade significativa de dados a ser considerada previamente pela empresa-cliente.

Para isso, a companhia pode contar com o suporte de um software de gestão composto por amplas funcionalidades indispensáveis à avaliação e elaboração de planejamentos expansionistas contundentes, de modo ágil e seguro.

Afinal, em vez do uso inadequado de tabelas para armazenamento e comparação evolutiva desses dados empresariais, a adoção desse sistema automotivo facilita todo o trabalho de apuração, apresentando ao final relatórios gráficos de fácil compreensão.

Portanto, a elaboração de um bom plano de expansão de uma empresa depende da análise prévia de diversos fatores que propiciem a ampliação do negócio. Desde a simples aquisição de um novo maquinário até a abertura de uma filial, todas as medidas precisam ser detalhadamente avaliadas para que os eventuais riscos de prejuízo sejam reduzidos ao máximo.

Nesse sentido, o uso de um software de gestão facilita esse trabalho prestado às empresas contratantes, na medida em que permite a criação de planos estratégicos com agilidade e segurança.

Quer saber mais sobre como o plano de expansão de uma empresa pode ser integralmente realizado por meio desse software? Então, entre em contato conosco.