Várias situações podem levar uma empresa a precisar contratar uma consultoria segmentada empresarial. Mudanças de mercado, plano de expansão, mais eficiência dos processos produtivos e operacionais, organização das finanças, aumento da lucratividade e diminuição da rotatividade de pessoal são algumas demandas que pedem medidas específicas na maior parte das organizações.
Em geral, a falta de tempo dos líderes, falta de profissionais com domínio de um tema específico e uma grande necessidade de fazer melhorias em determinados departamentos são fatores que fazem as companhias saírem da zona de conforto e deixar as resistências de lado.
Neste artigo, você vai saber o que leva uma empresa a buscar uma consultoria segmentada e o que a faz optar por determinado tipo de consultor. Fique atento às nossas dicas e conquiste os melhores projetos!
O que você vai encontrar neste artigo:
Por que as empresas buscam por ajuda especializada?
Administrar uma empresa é uma tarefa difícil, pois demanda atenção do empresário em controle de estoque, gestão de pessoal, gestão financeira, comunicação e marketing. Algumas das obrigações podem deixar um empresário perdido e fazer com que ele precise buscar ajuda de uma consultoria empresarial.
A consultoria segmentada é o modelo (dentre tantos outros) mais procurado pelas organizações por atuar em determinado setor que necessita de atenção especial. Ao perceber que os métodos que estão acostumados a utilizar já não trazem bons resultados para o negócio, muitos empresários recorrem à ajuda especializada.
Atualmente, é comum as empresas adotarem como estratégia de gestão uma consultoria, por diversas razões. Abaixo, relacionamos as principais. Veja!
Ter capacidade geral de analisar o negócio
Uma consultoria de apoio empresarial auxilia o empresário a analisar a empresa, solucionar problemas e estruturar os seus processos administrativos. A consultoria trabalha para solucionar ou evitar problemas administrativo-operacionais, visando à redução de custos nas empresas.
Para isso, faz a revisão de gastos, cortes de despesas e processos desnecessários, tendo em vista o aumento da receita e melhores práticas administrativas.
Diminuir a taxa de rotatividade
Quando a empresa não gerencia de maneira eficiente os talentos, há um alto índice de rotatividade — turnover. Isso demonstra que a companhia deixou de ser atrativa na visão de muitos profissionais.
Se não for resolvido, isso pode levar a problemas maiores, além de gerar custos com desligamentos, contratação, treinamentos etc.
O consultor auxilia na identificação das causas do problema e no planejamento da recuperação dos funcionários, por meio de ações de fortalecimento da cultura organizacional, melhoria do clima no ambiente de trabalho, análise da ergonomia, dentre outros aspectos.
Aumentar a produtividade
Quando a produtividade dos colaboradores fica abaixo do esperado, afeta diretamente os processos internos e de atendimento ao cliente, impactando no rendimento da organização.
O investimento em consultoria segmentada empresarial surge como alternativa para melhorar também a gestão de pessoas, uma vez que esses recursos envolvem diferentes perfis, costumes, crenças, objetivos e demais fatores subjetivos inerentes a cada pessoa, o que não é fácil de gerenciar.
Rever o processo de contratação e os procedimentos operacionais é parte das atribuições de uma consultoria segmentada com foco no aumento da produtividade.
Dar direcionamento estratégico ao negócio
Toda organização que pretende ter sucesso em suas ações precisa ter um planejamento dos objetivos e metas a serem cumpridas. Logo, esse planejamento deve ser feito de maneira estratégica para que atinja os resultados esperados, pois ele impacta inclusive no gerenciamento de pessoas, que começam a perder a confiança no gestor e passam a desacreditar na capacidade de crescimento da organização.
Por não ter domínio dessas competências, os gestores optam por investir em consultoria empresarial. Assim, evitam perder dinheiro e não deixam de aproveitar as oportunidades de crescimento.
Pôr as finanças em ordem
O descontrole nas finanças é o grande vilão na maior parte das empresas e indica necessidade de um apoio à gestão empresarial. A falta de controle do capital pode ocasionar falta de pagamentos, impedir que investimentos sejam realizados, além de diminuir o poder de compra e até levar à falência.
É preciso muito planejamento e organização para uma empresa manter suas finanças em ordem e, por mais que os gestores da companhia se empenhem, nem sempre a organização está livre de crises financeiras. Nessas horas, a equipe precisa de auxílio especializado.
A consultoria financeira é definida como uma atividade de consulta capaz de elaborar diagnósticos e pareceres acerca da área financeira da empresa, de modo a orientar ou oferecer soluções inteligentes aos gestores para que eles possam tomar decisões que promovam eficiência e tragam melhores resultados.
Atua para identificar os problemas na sua raiz, analisar o cenário da empresa integralmente e não só suas finanças, identificar as ações mais acertadas para solucionar a crise e implementar as medidas apropriadas para tal.
Um consultor atua também em momentos de reestruturação interna, contribuindo para a longevidade da organização. Sua contratação tem muitas outras finalidades:
- aumento das vendas;
- reorganização dos processos de trabalho e das atividades;
- melhoria do desempenho dos funcionários;
- aumento da produtividade;
- elaboração de uma estratégia empresarial;
- desenvolvimento de um estudo de mercado;
- reestruturação financeira.
Quais as vantagens de contratar uma consultoria segmentada?
Por se tratarem de profissionais que não fazem parte do quadro de funcionários da empresa, os consultores conseguem maior isenção na análise de dados, cenários e problemas. Com isso, oferecem resultados mais precisos.
Esses profissionais também apresentam uma visão externa mais rica, devido à farta experiência obtida por meio da grande diversidade de contextos, clientes e serviços que atendem. Por exercerem exclusivamente essa função, obtêm maior concentração, capacidade analítica e rendimento.
No entanto, a empresa que pretende contratar uma consultoria deve compreender profundamente sua real necessidade e como ela acredita que uma consultoria pode ajudar. Isso porque o trabalho dos consultores não substitui as responsabilidades dos sócios, administradores e gestores da empresa.
Cabe também à equipe interna da companhia conhecer a realidade atual e o objetivo a ser alcançado, uma vez que os consultores buscam atingir essas metas. Para isso, ocorrem as reuniões entre os consultores e o cliente, e há tantas horas de trabalho focado.
Serviços mais comuns oferecidos por uma consultoria financeira
De um modo geral, uma consultoria financeira realiza uma análise profunda e minuciosa das finanças de uma empresa para identificar problemas e oferecer soluções baseadas em dados consistentes. Verifica, por exemplo:
- o fluxo de caixa diário;
- os livros e registros financeiros;
- os indicadores financeiros: retorno do capital ativo total, giro de estoque, de contas a receber e de fornecedores;
- os indicadores de liquidez corrente, seca e imediata;
- os indicadores de gastos ou endividamentos de curto, médio e longo prazo.
Como deve ser o perfil do consultor?
Além de sólida formação acadêmica e amplo desenvolvimento teórico e prático na área financeiro-econômica, um consultor financeiro deve saber quais os melhores métodos para coletar dados e fazer diagnósticos, alinhando a sua atuação à política e valores da empresa para a qual ele é contratado.
Também precisa ter visão de longo prazo e pensar grande, atentando às necessidades do mercado e às políticas macroeconômicas internacionais. Ter raciocínio lógico e ser capaz de oferecer soluções às reais necessidades de seus clientes são outros requisitos indispensáveis aos bons profissionais.
Pronto! Agora você já sabe o que levar em consideração ao contratar uma consultoria e todas as vantagens que ela pode oferecer à sua empresa. Contratar o consultor certo, com certeza, é um investimento com excelente retorno em curto e longo prazo!
Gostou do conteúdo? Então aproveite para saber como estruturar o processo de vendas da sua consultoria. Até a próxima!