Contar histórias é um dos meios mais fáceis que o ser humano usa para se aproximar, atrair e reter pessoas. Já não é de hoje que as narrativas orais têm seu espaço entre pessoas e empresas E com os cases de sucesso em consultoria não é diferente.
Cases permitem que diversos usuários conheçam histórias (de sucesso ou fracasso) e se espelhem nos resultados obtidos. Ou seja, tenham uma âncora de motivação para buscar seus próprios objetivos.
É a partir de uma case de sucesso que as pessoas vão conhecer melhor o negócio e formar a primeira impressão. Por isso, o material precisa ser elaborado estrategicamente e com muita atenção. Mas, atenção, isso não significa inventar fatos ou depoimentos de clientes.
Neste post você vai descobrir o que é um case de sucesso e como montá-lo para vender mais. Continue a leitura!
O que você vai encontrar neste artigo:
O que é um case de sucesso?
Case, um termo em inglês usado para referenciar business case, ou seja, um “caso de negócio”. A estratégia tem conquistado cada vez mais espaço no universo corporativo.
Cases de sucesso são histórias contados por empresas e pessoas que tem como finalidade mostrar que realmente os resultados podem se tornar reais. Em geral, são relatos de experiências, trabalhos e situações marcantes.
Um case representa aspectos de um trabalho que foi realizado e cujo sucesso foi relevante para as outras pessoas, ou, ainda, cujo fracasso levou a um insight surpreendente que merece ser compartilhado.
Empresas podem comercializar o mesmo serviço e produto, mas a forma como o realizam é diferente entre si. E um case de sucesso é uma excelente forma de diferenciar o que é oferecido no mercado.
Ainda, um case de sucesso ajuda a empresa a:
- diferenciar-se dos concorrentes;
- mostrar que o que oferece tem valor no mercado;
- atrair e reter clientes;
- comprovar resultados efetivos na hora de negociar;
- mostrar que a empresa é referência no assunto etc.
Um case de sucesso, para uma empresa, é uma forma de contar a sua trajetória e inspirar outras pessoas e empreendedores a seguir em frente. Com ele, é possível relatar os obstáculos e dificuldades, como foram superados a partir de determinada estratégia.
Logo, quanto mais pessoas conhecerem a história de sucesso sobre os clientes atendidos ou sobre o crescimento dos negócios, mais interessadas ficarão para saber como podem alcançar resultados tão surpreendentes.
Quais as características de um bom case de sucesso em consultoria?
Se acredita que qualquer história ou venda pode ser considerada um case de sucesso, você se engana. É preciso que o material agregue uma série de fatores e que a torne diferente de todas as demais experiências.
Mas quais são estas características? Entre as principais características que um case precisa ter se destacam:
- ter resultados comprovados e acima da meta;
- a marca e o nome precisam ter uma boa visibilidade no mercado, ou seja, serem bem reconhecidos;
- uma experiência ou sucesso inesperado. Por exemplo, uma venda que tinha tudo para dar errado ou não alcançar bons resultados, mas foi fechada pelo profissional de forma surpreendente;
- habilidades e diferenciais da equipe de vendas;
- clientes conquistados da concorrência, mesmo após anos de fidelidade.
Entre as principais finalidades de um case, destaque para:
- falam sobre o sucesso e/ou fracasso de um cliente e propõe uma solução;
- comprovam os fatos por meio de dados, números e análises de resultados;
- convertem oportunidades em clientes;
- mostram os benefícios que a empresa oferece;
- geram valor para a empresa.
Assim, um case de sucesso, quando bem elaborado, tem o poder de motivar os diversos usuários a buscarem soluções para os problemas que eles enfrentam. E as respostas para esses problemas podem ser encontradas nos cases de sucesso da sua empresa!
Como montar um case atrativo?
Você já deve ter entendido o quanto um case pode ajudar a sua empresa a alavancar e e alcançar melhores vendas.
Mas como construir um case, por onde começar e o que ele deve conter? Fique atento:
Contextualize a história do negócio
Um case é uma boa história contada, ou melhor, uma história de sucesso comprovada. Por isso, é fundamental contextualizar o case com a situação enfrentada antes dos resultados positivos ou negativos conquistados. Quais foram as estratégias? Quais os desafios e obstáculos enfrentados?
Compare resultados
É importante destacar quais eram os resultados que a empresa tinha e que problemas eles teriam se mantivesse a mesma estratégia. O que precisava ser solucionado para chegar nos resultados atingidos.
Faça uma análise de todo o processo de decisão
Conte como ocorreu o processo de decisão e em que momento as estratégias que eram usadas precisaram ser remodeladas. Além disso, relate sobre as ações que foram feitas e quais as soluções que foram encontradas para chegar nos resultados promissores.
Colete depoimentos de clientes
Um bom case de sucesso deve ter depoimentos de clientes e os resultados atingidos. Por isso, colete informações reais que possam representar a experiência do cliente com seu negócio.
É fundamental analisar as ações e resultados que já foram realizadas com clientes. Portanto, apresente as estratégias adotadas com detalhes e os resultados obtidos com cada uma.
Grave a conversa para garantir a fidelização de palavras ao usar aspas, por exemplo. Além de assegurar a veracidade das informações. Mas não esqueça de combinar tudo com o entrevistado, avisá-lo que está gravando e explicar o uso do material final.
Como usar o case de sucesso em consultoria para vender mais?
Em um case de sucesso, o personagem principal não é a empresa em si, mas a experiência do cliente. Ou seja, para que uma história seja realmente de “sucesso” tem que ter um bom referencial de candidatos.
Por isso, é necessário, primeiro, ter em mente quais clientes podem se tornar bons cases de sucesso. Foque naqueles que utilizaram os serviços de maneira bem-sucedida e ficaram satisfeitos.
Mostrar histórias de sucesso é uma das formas mais importantes de ajudar ainda mais pessoas/empresas a atingirem resultados semelhantes ou até melhores.
Para uma consultoria, a apresentação de cases de sucesso pode representar uma verdadeira alavanca nas vendas. Por meio desses materiais é possível aprimorar a experiência do cliente, tornando-o muito mais satisfeito.
Além disso, cases são ótimas ferramentas para apresentar novos produtos, novas metas, divulgar instruções e novas diretrizes e até mesmo discutir o comportamento e desempenho de outros colaboradores.
Muitas empresas deixam de investir em cases de sucesso por julgarem perda de tempo ou um conteúdo desnecessário. No entanto, esse tipo de informação tem uma enorme importância no processo de tomada de decisão, podendo atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já são.
Cases de sucesso são ferramentas utilizadas para potencializar o canal de vendas e tornar a experiência do cliente cada vez melhor.
Agora que você já está por dentro do poder e diferencial de um case de sucesso, deixe um comentário e compartilhe sua opinião no espaço abaixo. Corre lá!