Quantas vezes você já não precisou tirar um Xerox? Ou mesmo de um Band-Aid para um machucado? Provavelmente, você já deve ter usado esses nomes para descrever a fotocópia e o curativo. Mas na verdade essas palavras são denominações próprias de marcas e se tornaram símbolo de uma categoria de produtos, graças ao Branding.
A estratégia é a principal responsável por construir uma marca no mercado. Logo, toda empresa que deseja se destacar em meio a concorrência precisa trabalhá-la. Por conta disso, neste artigo falaremos sobre o conceito de Branding, a importância dele e um passo a passo para aplicá-lo! Confira.
O que você vai encontrar neste artigo:
O que é Branding?
O Branding pode ser definido como a gestão de marca. Isso quer dizer que todo o trabalho desenvolvido para tornar uma marca mais conhecida e atraente para o público, desde ações até estratégias, é responsabilidade do Branding.
A construção de uma marca é algo que leva tempo. Por isso, é importante que haja uma gestão para que a consolidação dela perante todos os públicos — desde colaboradores até stakeholders e consumidores — seja efetiva.
Como a marca corresponde à identidade de um negócio é necessário que ela seja única em todos os pontos de contato. Ou seja, ela precisa ter ligação com os interesses e também necessidades do público-alvo do negócio. Em suma podemos afirmar que o Branding é a percepção dos públicos em relação à marca, e não o que a empresa gostaria que ela fosse.
Qual a importância do Branding?
As bases do Branding são a identidade e a proposta de valor. Isso torna a gestão de marcas ainda mais importante, pois ela envolve desde os valores transmitidos pela empresa até a aparência e o design. Todos esses aspectos devem ser pensados com atenção e documentados.
Ambos os aspectos poderiam passar por meros detalhes, mas quando se faz a gestão de marcas, todos os pontos importam, pois eles ajudam o público a entender a representatividade intrínseca. Ou seja, aquela que vai além dos elementos estéticos.
O Branding será responsável por todo o desenvolvimento da marca ao longo do tempo, as mudanças que acontecerem devem ser refletidas na marca desde as cores até os canais onde ela será inserida. Isso faz com que o planejamento seja imprescindível para que o processo de gestão seja executado.
Para elucidar melhor a importância vamos a um exemplo. A Coca-Cola passou por reformulações no seu logotipo ao longo do tempo. Mas a empresa é mais do que isso. Durante o seu crescimento, a marca criou a proposta de valor de vender mais que um refrigerante, mas também a felicidade, tanto é que muitas das propagandas veiculadas colocam essa mensagem como slogan.
Hoje, a Coca-Cola está presente em mais de 200 países e é uma referência justamente por trabalhar para atender aos anseios do público. Além de ter criado um relacionamento positivo com os indivíduos, ela se preocupa em veicular uma imagem marcante, mas, ao mesmo tempo, fácil de ser lembrada.
Quais as etapas essenciais para construir uma identidade forte para a empresa?
Como destacado, a gestão de marcas é um processo. Consequentemente, alguns passos precisam ser seguidos para que a estratégia funcione da maneira correta e faça com que a empresa de fato conquiste o reconhecimento no mercado. Veja a seguir algumas das etapas para atingir a esse objetivo.
Construir uma identidade visual
A identidade visual diz respeito a toda representação gráfica da marca. Desde a logo, cores, símbolos, entre outros elementos. Quanto mais alinhados estiverem esses aspectos, maior será a capacidade de associação na mente do consumidor.
Nesse processo de construção é importante levar alguns pontos em consideração, como a adequação do logotipo, unidade de estilo (por exemplo, uso de cores análogas à marca nas redes sociais), a mensagem a ser repassada etc. Todas as informações deverão estar explícitas no manual da marca para que qualquer colaborador saiba como e onde aplicar, criando assim uma unificação visual.
Estabelecer o posicionamento da marca na oferta de produtos e serviços
Os fatores emocionais devem ser envolvidos na hora de estabelecer o posicionamento da marca na oferta de produtos e serviços. Por isso, a estratégia precisa levar em consideração esses fatores na hora em que for construído o envolvimento.
Tanto os fatores externos e internos devem ser aplicados, a fim de que os públicos atingidos pela marca sejam impactados. Existem algumas formas de fazer isso, como: melhor preço do produto, serviço de maior qualidade e valor agregado, facilidade de acesso e experiências memoráveis.
Para detectar quais deles são mais importantes para o público, alguns questionamentos podem ajudar:
- Qual a linguagem o público é mais adepto?
- Em quais canais os indivíduos se encontram?
- O que eles mais valorizam na marca?
- O que é mais importante: produto ou serviço?
- Quais os adjetivos da marca?
- O que a marca representa para ele?
Fortalecer a marca a partir de estratégias de comunicação
A estratégia de Branding bem executada envolve o fortalecimento da marca nos canais de comunicação. Existem diversos deles, desde os e-mails até as redes sociais. A empresa não precisa estar em todos, mas sim atuar de maneira estratégica naqueles em que o público-alvo da marca está. Só assim será possível obter crescimento e um maior reconhecimento da marca.
Para garantir o reconhecimento a empresa deve desenvolver uma comunicação que de fato converse com o público e com a qual ele tenha identificação. Investir em campanhas marcantes e que engaje os indivíduos também é uma forma de despertar o interesse deles. Diferentemente do marketing, o Branding é responsável por criar o conceito que representará a empresa em todas as ações, independentemente de elas serem internas ou externas.
Investir constantemente em aperfeiçoamento
O Branding não é um plano engessado. O próprio conceito revela que a gestão de marcas é um trabalho contínuo. Logo, é interessante que os responsáveis pela estratégia sempre observem se os planos da empresa estão alinhados com a imagem e o posicionamento que a marca quer passar para o mercado.
Para garantir um reconhecimento constante é essencial, por exemplo, investir em Buzz. Para isso, é preciso trabalhar com a expectativa em lançamentos, por exemplo. Mas também oferecer condições exclusivas de compra, associar-se a influenciadores que ajudam a reforçar e promover a marca, investir em personalização de comunicação etc.
Como mostrado, o Branding é um processo que exige atenção da empresa e também paciência, já que qualquer passo em falso pode denegrir a imagem da marca no mercado. Logo, ter um planejamento e seguir os passos apresentados é a maneira mais eficaz de atingir o sucesso.
Como se sabe, para garantir a eficácia de qualquer estratégia é preciso investimento. Por conta disso, para realizar a correta aplicação dos recursos, convidamos você a testar o nosso software! Com certeza ele vai te surpreender.
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